Autenticidade e bastidores são caminhos para vídeos nas redes, dizem editores de site de cinema

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Revelar bastidores das produções do próprio canal na internet tem representado maior engajamento, segundo afirmam o produtor de conteúdo Magno Martins e o publicitário Bruno Tavares, editores do canal Cinemascope (voltado para a Sétima Arte), no YouTube. Eles entendem que, dentro da lógica de atrair o público para assistir e participar do canal, é fundamental cada produto ser pautado pela autenticidade.

Os editores Magno Martins e Bruno Tavares conversaram com a professora Carolina Assunção. Foto: Reprodução

Eles indicam que o material audiovisual funciona como uma ação especial de marketing para  o canal. “O vídeo precisa da recorrência do diálogo. Não adianta postar o vídeo e achar que aquilo por si só é a solução. Tudo que envolve esse tipo de conteúdo parte da premissa da conversa”, afirmou Magno  Martins.

Leia mais sobre comunicação

O produtor entende que, ao trazer conteúdos de bastidores das produções, o conteúdo eleva confiança para e transparência para o público usuário da plataforma. Aliás, no caso do Cinemascope, o engajamento e audiência foram meteóricos. Os profissionais lembram que o portal foi criado em 2011 pela jornalista Joyce Pais em um trabalho da faculdade, saindo de um simples site para um portal com conteúdo em diversas redes sociais e um amplo alcance, principalmente no YouTube, onde possui quase 20 mil inscritos e mais de 720 mil visualizações.

Segundo eles, o canal se diferencia dos outros por conta do propósito mais educativo e explicativo de sua criação. “O Cinemascope sempre teve isso do DNA referente à popularização do ensino do cinema e de criação de conteúdo, que se reflete também na nossa estratégia de vídeos”, diz Bruno Tavares.

Com mais um detalhe: os editores entendem que a tendência é de produção de em vertical. “As pessoas se incomodam quando têm que virar o celular para assistir ao conteúdo. Portanto, veículos como o IGTV e o Reels do Instagram se tornaram ferramentas fundamentais para o marketing digital”.

A autenticidade

Magno Martins e Bruno Tavares ressaltam que a autenticidade nos produtos consiste em estar atento à realidade que nos cerca, conectar-se em um nível pessoal, criar vínculos, originalidade e relevância para contribuir com conversas mais amplas.

Sobre as atividades de rotina de quem deseja produzir para vídeos para as redes, os editores entendem que é fundamental fazer lives e gerar uma “política de boa vizinhança” para participar de maneira relevante para a comunidade do site, idealizar programas e conteúdos em série, melhorar a forma de falar e superar a timidez e atuar em colaborações com outros canais, com vídeos e playlists.

A conversa com os editores fez parte da Semana de Comunicação do UniCEUB, e foi mediada e organizada pela professora Carolina Assunção.

Confira a conversa

Por Arthur Vieira e Arthur Ribeiro

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress