Comunicadores que atuam em empresas e órgãos públicos no Distrito Federal e também de outros Estados participam na próxima semana (24 a 28 de maio) de um evento inteiramente on-line para discutir os impactos da pandemia para as profissões. As palestras serão transmitidas pelo Youtube do CEUB (inscreva-se aqui) e têm acesso gratuito.
O evento promovido pelo curso de comunicação do CEUB acontece há 38 anos. Ao todo, serão 23 palestras ou oficinas. O tema deste ano é: “Comunicação e pandemia: quando jornalismo e publicidade estão na linha de frente”. O objetivo é que os convidados palestrantes possam mostrar aos alunos a importância e todas as mudanças que ocorreram nas áreas de comunicação durante a pandemia.
O coordenador dos cursos de Comunicação, Henrique Moreira, responsável pelo evento há 17 anos, comenta que é sempre complicado produzir uma Semana da Comunicação, mas que o cenário on-line possibilitou que convidados de todo o país participassem como palestrantes e também que mais pessoas tivessem acesso ao conteúdo das palestras.
O coordenador espera, acima de tudo, que os convidados tenham consciência da importância da presença deles para os estudantes e também para os profissionais das áreas. “Tudo que eles trouxerem vai ter um reflexo nas competências e nas habilidades dos nossos alunos e para pesquisadores em comunicação”.
Henrique Moreira sabe que ministrar aulas durante a pandemia é um desafio, pois acredita que o processo de ensino é um processo de interação, de conversa e troca de experiências. “Para um professor, nada é mais importante do que estar diante da turma, em uma sala de aula”.
Por isso, a importância da tradição de uma Semana da Comunicação se manter mesmo com a pandemia, o coordenador acredita que aumentará o ânimo dos alunos, em um momento onde o debate está limitado à tecnologia e pode ampliar suas fontes de informação. “A programação está muito rica e foi feita com todo carinho e cuidado pensando em trazer discussões amplas sobre temas relevantes ”.
Segue abaixo a programação da Semana da Comunicação:
Temas de Jornalismo:
Segunda-feira (24/05):
- 8h: Um olhar sobre a cobertura jornalística a partir de Londres com Nathália Passarinho
- 19h: Fotojornalismo na cobertura da política nacional com Robert Stuckert Filho
Terça-feira (25/05):
- 9h: Jornalismo Político no governo Bolsonaro: desafio e perspectivas com Fábio Zanini
- 20:30h: Jornalismo Investigativo: o escândalo da Família Klein com Mariana Correia e Thiago Domeneci
Quarta-feira (26/05):
- 9h: Investigação jornalística em tempos de pandemia – a COVID-19 como contexto e pauta com Elisangela Colodeti, Guilherme Amado e Naiana Andrade
- 10:30h: O Rádio Hoje com Luiz Artur Ferrareto
- 11:30h: Edição de som em podcast com Thomé Graneman
- 19h: Machado de Assis para entender o Brasil com Prof. Dr. Natalino Oliveira
Quinta-feira (27/05):
- 8h: A cobertura jornalística na pandemia e a desinformação com Cezar Feitosa, Fabiano Andrade e João Pedro Mello
- 19:30h: Jornalismo: espaço de resistência no contexto político em que vivemos com Eloisa Beling Loose e Prof. Dr. Sérgio Euclides
Sexta-feira (28/05):
- 9h: A cobertura da pandemia: um foco nacional e outro local com Maria Eduarda Cardim e Mateus Vargas
- 9h: Projeto TV Folha e uso da câmera fotográfica para produção de vídeos com Márcio Neves
- 19h: Palavra em Construção com Márcio Moreira
Temas de Publicidade:
Segunda-feira (24/05):
- 8h: Mentoria e Análise de Portfólio de Vídeo e Fotografia com Lourenço Cardoso
- 20h: Tendências e Estratégias de mercado no universo da comunicação com Cecília Crespo e Lina Aredes
Terça-feira (25/05):
- 8h: Mulher no audiovisual – como atuar profissionalmente pela representatividade nas telas e nos bastidores com Luísa Pécora e Tawana B. (Nana) Yung
- 19h: A obra “Torto arado” e a escrita de ficção com Adelaide Paula
Quarta-feira (26/05):
- 8h: Marketing na Era dos Dados: a mudança que já começou com Nelson Leoni
- 9:40h: Marketing e Comunicação: lua de mel garantida! com Luiz Carlos Costa
Quinta-feira (27/05):
- 9h: Tenha um parafuso a mais com Mauro Assis
- 19h: Mentoria e Análise de Portfólio de Vídeo e Fotografia com Lourenço Cardoso (apenas para estudantes do Ceub)
Sexta-feira (28/04):
- 10h: Nova Marca CEUB com Bruna Galvão
- 11h: Oficina de Edição de Vídeo usando o After Effects com SAGA – School of Arts, Games and Animation (apenas para estudantes do Ceub)
Por Luisa Bermell
Arte: Bureau de Criação / André Ramos / Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira