Evento com jornalistas e publicitários discute impactos da pandemia para profissões

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Comunicadores que atuam em empresas e órgãos públicos no Distrito Federal e também de outros Estados participam na próxima semana (24 a 28 de maio) de um evento inteiramente on-line para discutir os impactos da pandemia para as profissões. As palestras serão transmitidas pelo Youtube do CEUB (inscreva-se aqui) e têm acesso gratuito.

O evento promovido pelo curso de comunicação do CEUB acontece há 38 anos. Ao todo, serão 23 palestras ou oficinas. O tema deste ano é: “Comunicação e pandemia: quando jornalismo e publicidade estão na linha de frente”. O objetivo é que os convidados palestrantes possam mostrar aos alunos a importância e todas as mudanças que  ocorreram nas áreas de comunicação durante a pandemia. 

O coordenador dos cursos de Comunicação, Henrique Moreira, responsável pelo evento há 17 anos, comenta que é sempre complicado produzir uma Semana da Comunicação, mas que o cenário on-line possibilitou que convidados de todo o país participassem como palestrantes e também que mais pessoas tivessem acesso ao conteúdo das palestras.

O coordenador espera, acima de tudo, que os convidados tenham consciência da importância da presença deles para os estudantes e também para os profissionais das áreas. “Tudo que eles trouxerem vai ter um reflexo nas competências e nas habilidades dos nossos alunos e para pesquisadores em comunicação”.

Henrique Moreira sabe que ministrar aulas durante a pandemia é um desafio, pois acredita que o processo de ensino é um processo de interação, de conversa e troca de experiências. “Para um professor, nada é mais importante do que estar diante da turma, em uma sala de aula”.

Por isso, a importância da tradição de uma Semana da Comunicação se manter mesmo com a pandemia, o coordenador acredita que aumentará o ânimo dos alunos, em um momento onde o debate está limitado à tecnologia e pode ampliar suas fontes de informação. “A programação está muito rica e foi feita com todo carinho e cuidado pensando em trazer discussões amplas sobre temas relevantes ”.

Segue abaixo a programação da Semana da Comunicação: 

Temas de Jornalismo: 

Segunda-feira (24/05):

  • 8h: Um olhar sobre a cobertura jornalística a partir de Londres com Nathália Passarinho
  • 19h: Fotojornalismo na cobertura da política nacional com Robert Stuckert Filho

Terça-feira (25/05):

  • 9h: Jornalismo Político no governo Bolsonaro: desafio e perspectivas com Fábio Zanini
  • 20:30h: Jornalismo  Investigativo: o escândalo da Família Klein com Mariana Correia e Thiago Domeneci

Quarta-feira (26/05):

  • 9h: Investigação jornalística em tempos de pandemia – a COVID-19 como contexto e pauta com Elisangela Colodeti, Guilherme Amado e Naiana Andrade
  • 10:30h: O Rádio Hoje com Luiz Artur Ferrareto
  • 11:30h: Edição de som em podcast com Thomé Graneman
  • 19h: Machado de Assis para entender o Brasil com Prof. Dr. Natalino Oliveira

Quinta-feira (27/05):

  • 8h: A cobertura jornalística na pandemia e a desinformação com Cezar Feitosa, Fabiano Andrade e João Pedro Mello
  • 19:30h: Jornalismo: espaço de resistência no contexto político em que vivemos com Eloisa Beling Loose e Prof. Dr. Sérgio Euclides

Sexta-feira (28/05):

  • 9h: A cobertura da pandemia: um foco nacional e outro local com Maria Eduarda Cardim e Mateus Vargas
  • 9h: Projeto TV Folha e uso da câmera fotográfica para produção de vídeos com Márcio Neves
  • 19h: Palavra em Construção com Márcio Moreira

Temas de Publicidade:

 

Segunda-feira (24/05):

  • 8h: Mentoria e Análise de Portfólio de Vídeo e Fotografia com Lourenço Cardoso
  • 20h: Tendências e Estratégias de mercado no universo da comunicação com Cecília Crespo e Lina Aredes

Terça-feira (25/05):

  • 8h: Mulher no audiovisual – como atuar profissionalmente pela representatividade nas telas e nos bastidores com Luísa Pécora e Tawana B. (Nana) Yung
  • 19h: A obra “Torto arado” e a escrita de ficção com Adelaide Paula

Quarta-feira (26/05):

  • 8h: Marketing na Era dos Dados: a mudança que já começou com Nelson Leoni
  • 9:40h: Marketing e Comunicação: lua de mel garantida! com Luiz Carlos Costa

Quinta-feira (27/05):

  • 9h: Tenha um parafuso a mais com Mauro Assis
  • 19h: Mentoria e Análise de Portfólio de Vídeo e Fotografia com  Lourenço Cardoso (apenas para estudantes do Ceub)

Sexta-feira (28/04):

  • 10h: Nova Marca CEUB com Bruna Galvão
  • 11h: Oficina de Edição de Vídeo usando o After Effects com SAGA – School of Arts, Games and Animation (apenas para estudantes do Ceub)

Por Luisa Bermell

Arte: Bureau de Criação / André Ramos / Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress