Expocom 2021: CEUB é finalista em 7 categorias em prêmio da comunicação

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Centro Universitário de Brasília se classificou em sete categorias para afinal da fase regional Centro-Oeste da Expocom/Intercom (o mais importante evento acadêmico na área da Comunicação no País), que reúne mostras de trabalhos de instituições públicas e privadas. Os primeiros colocados passarão para a fase nacional do evento.

As categorias que tiveram os trabalhos classificados foram: assessoria de imprensa, projeto de webjornalismo, livro-reportagem (avulso), livro-reportagem (em trabalho transdisciplinar), documentário, projeto de extensão e agência de notícias. Todos os trabalhos foram desenvolvidos no ano de 2020, em função do regulamento da Expocom.

O anúncio dos vencedores será no dia 3 de agosto através de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do evento. A Expocom é um evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), na qual busca incentivar os alunos com a premiação destinada aos melhores trabalhos experimentais feitos exclusivamente por estudantes de comunicação.

No último ano, a Agência de Notícias UniCEUB foi a vencedora do Centro-Oeste com uma série de reportagens sobre direitos trabalhistas. Também foi vitoriosa na categoria web uma reportagem da ex-aluna (hoje jornalista) Rafaela Martins, sobre a vida de profissionais em situação de vulnerabilidade em Águas Claras

Em busca das vulnerabilidades e de comunicação

Na categoria de agência de notícias, a Agência de Notícias UniCEUB concorre pelo segundo ano seguido a esse reconhecimento na categoria “Agência Escola/Júnior de Jornalismo (conjunto/série)”, desta vez com série de reportagens sobre vulnerabilidade social em diferentes grupos da sociedade.

Foram selecionadas cinco reportagens que falam sobre moradores em situação de vulnerabilidade em relação a doenças, como a dengue e o coronavírus, e também sobre grupos que sofrem com preconceito, como os negros e as pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Confira apresentação da aluna Rayssa Loreen Andrade da Rocha

Trabalhos publicados pela Agência de Notícias, no viés de jornalismo comunitário, concorrem, em outra categoria, em “Projetos de Extensão (avulso)”. Reportagens abordaram sobre projetos sociais voltados a comunidades desassistidas, mas que buscam resultados como autonomia e empoderamento, como é o caso do projeto Formiguinhas da Alegria e 14x Fercal.

C0nfira apresentação do aluno Arthur Ribeiro

Sotaque nordestino

Na categoria de projeto de webjornalismo, foi escolhido o especial “Armorial Candango”, realizado na disciplina de “Jornalismo Literário” pela turma do 4º semestre, na segunda metade de 2020. O trabalho conta com 19 reportagens realizadas ao longo do semestre e foi feito em homenagem aos 50 anos do Movimento Armorial, no ano de 2020. As reportagens buscaram mostrar as influências nordestinas presentes no DF. As reportagens de cultura dividiram-se entre as editorias como “dança e música”, “literatura”, “teatro” e “línguas e sabores”.

Confira apresentação da aluna Mayariane Castro

Livros

Dois livros feitos por alunos do CEUB estão classificados para finais. Um deles, na categoria em jornalismo “livro-reportagem (avulso)”, é o trabalho Distrito Pandêmico, na disciplina de Edição e Cobertura Jornalística, sobre o impacto da pandemia do coronavírus no DF, abordando temas como emprego, alimentação, saúde e segurança.

Confira apresentação da aluna Sara Meneses

 

O outro livro é na  categoria em projeto transdisciplinar “Edição de livro” (avulso), Sob a Luz de Clarice, feito na disciplina de Jornal Laboratório Esquina, em homenagem aos 100 anos da escritora Clarice Lispector, no ano de 2020.  O projeto é transdisciplinar porque contou com apoio e suporte da disciplina de Direção de Arte, da publicidade, para toda a concepção visual. As disciplinas de jornalismo e de publicidade são ministradas no sexto semestre do curso.

Confira apresentação da aluna Ana Luiza Duarte

Tabus, culturas e comunicação

Na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (avulso), é finalista o documentário Esconda-se (assista aqui ao vídeo),  que trata sobre os tabus da menstruação na sociedade e que ouviu pessoas de diferentes nichos culturais para a sua produção, além de pesquisadores sobre o tema. O filme foi o trabalho de conclusão de curso da ex-aluna (hoje jornalista) Nathália Kuhl.

Confira abaixo a apresentação dela para a Expocom 2021

Assessoria de imprensa com cliente real

Na categoria de assessoria de imprensa, o projeto selecionado foi batizado de “A telona da comunicação: projeto e prática da assessoria no Cine Drive-In”, realizado pelos alunos da disciplina de assessoria de comunicação. A proposta foi assumir verdadeiramente os trabalhos de comunicação do mais antigo cine drive-in do País, e que fica na Asa Norte. Os alunos não atenderam apenas demandas da imprensa, mas também divulgações via redes sociais e institucionais, no site do cinema.

Confira abaixo a apresentação da aluna Alexandra Carolina

Por Mayariane Castro
Sob supervisão de Henrique Moreira, Luiz Claudio Ferreira, Mônica Prado e André Ramos

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress