Raya e O Último Dragão, uma história de representatividade e otimismo

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Raya e o Último Dragão foi uma das criações do Walt Disney Animation Studios no ano de 2021, o 59° filme do estúdio, e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação. Desde que chegou aos cinemas e no Disney+, o longa-metragem obteve uma ótima recepção por parte do público, com uma avaliação que varia de 4.8 até 5 estrelas na maioria dos sites de resenhas cinematográficas. 

Confira ao trailer oficial de Raya e o Último Dragão:

A história se passa no reino fictício de Kumandra, inspirado nas culturas do sudeste asiático. Para pesquisar mais a respeito, a equipe cinematográfica viajou para países como Laos, Camboja, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Juntamente, o estúdio contratou dois roteiristas asiáticos para o longa: Adele Lim, de descendência malaia, e o premiado dramaturgo vietnamita Qui Nguyen. 

O filme 

Raya, uma determinada e jovem guerreira, se vê na obrigação de salvar o mundo depois do retorno de espíritos malignos. Os Drunn, como são chamados, haviam sido derrotados anteriormente por Sisu, a última dos dragões, que auxiliará Raya em sua jornada. No decorrer da animação, a dupla enfrentará vários obstáculos e, para superá-los, precisarão aprender a trabalhar em equipe e a confiar nos outros.

Raya e o Último Dragão concorre com Melhor Animação no Oscar 2022 (Imagem: Divulgação/Disney)

O longa apresenta uma história empolgante, que desperta curiosidade, principalmente nas partes que mostram a divisão do reino e as diferenças de uma região para a outra. Também pode-se destacar a chegada extraordinária de Sisu, o Último Dragão. Essa personagem, que é uma peça-chave do enredo, também possui uma personalidade cômica e marcante, sendo uma das mais amadas pela maioria do público. 

No decorrer do filme, o espectador poderá ficar maravilhado com a qualidade da animação, com foco nos momentos de lutas, que são bem roteirizados. Também não esperava-se menos, já que a obra da Disney teve um orçamento de US$ 100 milhões para sua realização. 

Família

Com foco no público infantil, pode se dizer que o filme cumpre seu papel, uma das melhores produções do estúdio desde Moana. Apesar de haver falhas em não trabalhar aprofundadamente a relação entre as duas protagonistas, o roteiro é bem escrito e a história é linear e fácil de acompanhar. 

A animação ganhou grande destaque devido a representação dos povos e culturas do sudeste asiático, que, geralmente, sofrem um apagamento dentro dos filmes, representados majoritariamente dentro de um padrão eurocêntrico ou norte-americano. Outro fato que ganhou relevância foi que Raya, a protagonista, é uma princesa e guerreira, de forma que, mais uma vez, o estereótipo de princesas superficiais e que dependem de uma figura masculina para serem salvas seja quebrado. 

Apesar de deixar alguns tópicos a desejar dentro do próprio roteiro, é inegável a qualidade da animação, o que justifica a indicação ao Oscar. A trilha sonora, o elenco escolhido e a produção também são notáveis dentre os aspectos positivos do longa. O longa faz um bom trabalho em superar as expectativas de grande parte do público e conquistar um espaço em seus corações.

Ficha técnica 

Direção: Don Hall, Carlos Lopez Estrada, Paul Briggs 

Produção: Walt Disney Animation Studios 

Distribuição: Walt Disney Pictures, Disney+ 

Gênero: Animação, fantasia, aventura 

Classificação indicativa: 10 

Duração: 1h 47min (107min) 

Elenco: Kelly Marie Tran, Awkwafina, Gemma Chan, Daniel Dae Kim, Sandra Oh, Benedict Wong

Por Maria Eduarda Fava
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress