A Sabiá Sabiazinha é um curta-metragem natalino realizado em Stop-Motion, dirigido pelos diretores e animadores Michael Please e Dan Jarie, e indicada ao Oscar 2022 de “Melhor Curta de Animação”. A produção conta a história de uma passarinha (Sabiá) que acaba sendo encontrada, ainda como um ovo, e criada em uma família de ratos. Após ficar insatisfeita com sua aparência e as diferenças entre sua família, Sabiá foge e acaba embarcando em uma jornada de autoconhecimento com diferentes aventuras e descobertas.
Veja o trailer do curta animado:
Por ser um pássaro criado por ratos, Sabiá carrega o sonho de ser como seu pai e seus irmãos, mas, sem reconhecer seu fracasso e persistir no seu sonho de ser como eles, a passarinha acaba saindo durante a noite com intuito de roubar migalhas e surpreendê-los no dia seguinte. No entanto, Sabiá acaba cometendo algumas trapalhadas e conhece novos personagens que se tornam essenciais para sua jornada, como Pega, um passarinho que coleciona diferentes objetos.
Uma lição sobre autoaceitação e simplicidade:
Sábia e sua família de ratos (Imagem: Divulgação/Netflix)
Durante sua aventura com Pega, Sabiá persiste em tentar agir como um rato, mas, após muitas frustrações, a passarinha entende que a sua particularidade faz parte da sua essência e acaba se entendendo como um verdadeiro sabiá. Além disso, ao passar por essas aventuras juntos, Pega, que é um pássaro materialista, passa a compreender o verdadeiro valor das coisas, de maneira que traz à tona o ensinamento que até mesmo as migalhas simbolizam algo na vida.
Sábia e Pega passam por transformações em suas jornadas de autoaceitação (Imagem: Divulgação/Netflix)
Apesar de sua curta duração e por se tratar, teoricamente, de um filme infantil, A Sabiá Sabiazinha é uma produção repleta de ensinamentos e simbologias apreciáveis que, com certeza, fazem o telespectador refletir sobre suas ações e interpretações sobre si mesmo.
Ficha técnica:
Direção: Michael Please e Dan Jarie
Gênero: Animação
Duração: 32 min
Data de lançamento: 27 de novembro de 2021 (mundial)
País de origem: Reino Unido
Emissora: Netflix
Classificação Indicativa: Livre
Por Lorena Rodrigues
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira