H.E.R é indicada a oito Grammys com seu primeiro álbum

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Nome crescente no meio do R&B – gênero que se popularizou entre artistas negros e, atualmente, é considerado um subgênero com influencias de soul, funk e hip-hop na música pop -, H.E.R lançou Back of my mind em junho de 2021. 

Este é seu primeiro álbum de estúdio após ter sido assinada pela Sony aos 14 anos de idade. Em entrevistas, a cantora explica que sempre fugiu do estrelato e holofotes, focando sempre em suas composições que tendem a ser mais intimistas.

A capa de Back of my Mind, álbum novo da jovem H.E.R. (Imagem: Divulgação)

Sobre ela

Gabriella Wilson, mais conhecida como H.E.R, é uma cantora americana de 24 anos. Estreou no mundo da música aos 18 anos, com o EP “H.E.R Vol.1”, em 2016. Nesse mesmo ano, sua faixa “Losing” foi considerada o melhor single dos gêneros soul e R&B pelo iTunes, com mais de 96 milhões de reproduções atualmente.

Uma característica interessante de notar sobre os trabalhos de H.E.R é a autenticidade que ela tanto preza, que se sobressaem desde as letras das músicas até a duração das faixas. Em uma realidade em que hits estão cada vez mais curtos para se adaptarem aos formatos de mídia das redes sociais, a artista apresenta faixas com, em média, três minutos e meio de duração, podendo alcançar até cinco minutos. Tudo isso com letras que contam histórias de insegurança, superação, coragem, relacionamentos e autoconfiança.

H.E.R. já conta com diversas indicações e vitórias no Grammy (Foto: Divulgação)

Sobre o álbum 

Com um álbum altamente esperado, H.E.R apresenta músicas inéditas que foram começadas em 2017 e lançadas só agora. Em entrevista, a artista conta como seu foco para esse projeto foi apenas criar “boa música”, deixando de lado trends e abrindo suas intimidades para o público ao longo de 21 faixas.

Recheado de colaborações com vários artistas, o projeto conta com nomes como Chris Brown, DJ Khaled, Ty Dolla $ign e YG.

As faixas, na ordem, são:

01. We Made It

02. Back of My Mind (Ft. Ty Dolla $ign)

03. Trauma (With Hit-Boy, ft. Cordae)

04. Damage

05. Find a Way (Ft. Lil Baby)

06. Bloody Waters (Ft. KAYTRANADA, Thundercat)

07. Closer to Me

08. Come Through (Feat. Chris Brown)

09. My Own

10. Lucky

11. Cheat Code

12. Mean It

13. Paradise (Ft. Yung Bleu)

14. Process

15. Hold On

16. Don’t

17. Exhausted

18. Hard to Love

19. For Anyone

20. I Can Have It All (Ft. DJ Khaled, Bryson Tiller)

21. Slide (Ft. YG)

H.E.R. concorre em oito categorias na atual edição do Grammy (Foto: Divulgação)

Prêmios e indicações

Back of my mind foi nomeado em oito categorias no Grammy 2022:

  • Álbum do ano
  • Melhor performance de R&B (por Damage)
  • Melhor música R&B (por Damage)
  • Melhor música cristã contemporânea (por Hold us together)
  • Música do ano (por Fight for you)
  • Melhor apresentação tradicional de R&B (por Fight for you)
  • Melhor álbum de R&B ( por Back of my mind)
  • Melhor música escrita para mídia visual (por Fight for you)

H.E.R é vencedora de quatro Grammys e já foi indicada ao prêmio 21 vezes desde 2019. Além disso, apenas com esse álbum, ela já ganhou 4 dos mais de 15 discos de platina e ouro que acumulou nos últimos sete anos.

A cantora ainda venceu o Oscar por melhor canção original com “Fight for you”, para o filme “ Judas e o Messias negro”, em 2021.

Análises

Back of My Mind, música que dá nome ao álbum, é uma colaboração com o rapper americano Ty Dolla $ign e tem uma vibe calma e ritmada que é bem gostosa de ouvir. A participação do rapper é mínima, não atrapalha, mas também não faz muito pela faixa, que cativa pela voz afinada de H.E.R.

A letra fala sobre ciúmes e a dificuldade de se aceitar o fim de um relacionamento, além de superação e autoconfiança.

Slide é a música mais famosa do álbum com mais de 300 milhões de reproduções pelas plataformas digitais. A parceria com o rapper YG faz uma presença marcante na música e ajuda a quebrar o clima de “pop calmo” que a faixa estava.

A letra fala sobre o início de um relacionamento, naquela fase em que tudo é excitante e brigas não existem. A canção fecha bem o álbum e é um excelente exemplo de beat contagiante.

I can have it all é uma parceria com o DJ Khaled e o cantor Bryson Tiller. A faixa é muito trabalhada em autotune, ao ponto que chega a incomodar quem ouve. A voz de H.E.R é modificada e fica escondida atrás de adições sonoras desnecessárias, principalmente no início da música.

A letra aborda a autoconfiança da cantora, que sabe que é talentosa desde criança, e é muito repetitiva, considerando que a faixa tem mais de quatro minutos. As colaborações de Khaled e Tiller são notórias apenas no ritmo da música, com suas vozes não tendo relevância para a canção.

Come through é uma balada romântica com a participação de Chris Brown. Com a música sendo dividida em partes equivalentes pelos artistas, a faixa é balanceada e cria o tom perfeito para uma canção de amor, calma, envolvente e leve.

Conclusão

H.E.R é uma artista jovem com muito talento, tanto para compor, quanto para cantar e tocar violão, e isso fica claro em muitas de suas canções. Contudo, o álbum é muito longo e cansativo (80min no total), além de algumas faixas destoarem muito entre si, com melodias praticamente opostas. Isso faz com que o projeto não siga uma narrativa linear e seja menos atrativo para o público.

Por fim, o álbum tem seus hits de sucesso, como Slide, Como through e Damage, com números impressionantes e muitos comentários positivos, e outros que não agradaram tanto, como Bloody waters, Process e I can have it all.

Por Alexya Lemos

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress