Love for Sale: Lady Gaga e Tony Bennett são indicados ao Grammy na segunda parceria da dupla

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Love for sale é um projeto da lenda do jazz, Tony Bennett, em parceria com a rainha do pop, Lady Gaga. A obra foi indicada a 6 categorias de premiação do Grammy de 2022, inclusive “Álbum do Ano” e “Gravação do Ano”, por “I Get a Kick of You”.

Capa do álbum da dupla Tony Bennett e Lady Gaga (Imagem: Divulgação)

Com o lançamento do álbum, Tony Bennett, no auge de seus 95 anos, se despede dos palcos e encerra a carreira musical, que durou 72 anos. A aposentadoria foi motivada por uma orientação médica, uma vez que o cantor de jazz foi diagnosticado com mal de Alzheimer em 2016, antes de começar  a gravação do disco. Apesar de lembrar as suas músicas mais cantadas, ele já apresenta dificuldade em se recordar de acontecimentos corriqueiros.

O disco é o 61º álbum de estúdio de Bennett e o sexto álbum de estúdio de Gaga. Não é a primeira vez que eles fazem um projeto juntos. O primeiro disco da dupla foi o aclamado Cheek Cheek (2014), que ganhou o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional e alcançou o topo das paradas da Billboard 200 dos Estados Unidos, com 131.000 cópias vendidas na primeira semana.

Lady Gaga e Tony Bennett já tinham planos de gravar o projeto “Love for Sale” desde 2014, quando “Cheek to Cheek” chegou ao topo do Billboard. A ideia surgiu do maestro do jazz, que tinha o desejo de interpretar as músicas de Cole Porter ao lado da musa do pop.

Gravação e Composição

O disco foi gravado no Electric Lady Studios, em Nova York, entre 2018 e o início de 2020 e foi lançado oficialmente em 1º de outubro de 2021, pela Columbia e Interscope Records. Embora o álbum tenha saído depois do prazo de elegibilidade do Grammy 2022 (30/09), “Love For Sale” foi lançado em fita cassete e em outras configurações  no dia 30 de setembro e, por isso, seria permitido a qualificação na edição do prêmio. A decisão evitou que Lady Gaga e Tony Bennett tivessem que esperar o Grammy de 2023.

Projeto da dupla marcou a aposentadoria de Tony Bennett (Imagem: Divulgação)

O álbum é composto por 12 faixas, com 8 duetos e 4 solos, sendo 2 solos de Lady Gaga como “Do I Love You” e “Let ‘s Do It”, e 2 solos de Tony Bennett, “So in love” e “Just One of Those Things”. Todas as canções são interpretações das composições do músico e compositor norte-americano Cole Porter (1891-1964), a quem a duo faz uma homenagem. O disco inclui algumas músicas assinadas por Frank Sinatra, como “I’ve Got You Under My Skin” e “I Get a Kick Out of You”. 

Performance da Dupla

Lady Gaga é conhecida por explorar as facetas do pop com exímio. Em “Love for Sale”, ela se afasta de sua zona de comodidade, o pop e o eletro-rock, e se adentra no estilo clássico do jazz, demonstrando uma versatilidade admirável. A Mother Monster, dona de uma voz poderosa e de um domínio vocal fascinante, demonstra no álbum que os seus vocais alcançam sons belíssimos no jazz. 

Tony Bennett, com sua voz vibrante, demonstra no disco que continua sendo um cantor ilustre. No entanto, é notável que os seus vocais se modificaram com o tempo e ele adquiriu uma voz mais áspera e rouca. A lenda do jazz não apresenta a mesma potência vocal que tinha no auge de sua carreira, mas ainda é ampla e potente.

Faixas destaques

Na abertura, temos a brilhante “It ‘s Delovely”, que é iniciada com o som instrumental do trompete, Lady Gaga introduz o primeiros versos com uma voz ampla e lenta, e logo em seguida Bennett aparece e a música adquire um ritmo mais rápido e divertido. A faixa-título se inicia com uma melodia mais melancólica e termina animado, fazendo uma provável alusão a favores sexuais. “Night and Day” e “So in Love” tem um balanço vocal mais envolvente e sedutor, com melodias harmônicas.

Nas faixas, é explícito o quanto Gaga e Tony se divertem, fazendo com que as músicas soem descontraídas e doce,como podemos ver em “I Concentrate on You”. As faixas“I Get A Kick Out Of You” e “You’re The Top”, são duas das melhores músicas de todo o álbum, nela a musa do pop e maestro de jazz demonstra uma conexão admirável. Em“I’ve Got You Under My Skin” se destaca a amplitude vocal do duo e se assemelha às origens do jazz.

Recepção da Crítica 

Em uma resenha do jornal britânico The Guardian, o jornalista e crítico musical Alexis Petridis apresenta o álbum como “uma diversão contagiante”. “Love for Sale sublinha que Lady Gaga pode cantar jazz com credibilidade e Bennett sempre foi um cantor de voz cheia, a quantidade de poder que ele ainda pode reunir é bastante notável”, disse Petridis.

Na resenha do “The Independent”, a jornalista e crítica Helen Brown elogia a conexão da dupla. “Gaga e Bennett têm uma química que explode contra todas as probabilidades”. A jornalista descreve as composições de Cole Porter como “forragem perfeita para a dupla”.

A entusiasta da música pop Mary Siroky, em uma resenha crítica para a revista online “Consequence”, descreve a produção do disco como “exuberante e linda”. A jornalista acrescenta ainda que os dois fazem boas apresentações em seus solos mas que “o álbum está no seu melhor quando os dois estão juntos”.

Por Luana Nogueira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress