Evermore: álbum de Taylor Swift conta com músicas sobre problemas mentais, traição e amor

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Evermore é o nono álbum de estúdio de Taylor Swift e contém quinze músicas. Lançado dia 11 de dezembro de 2020, menos de cinco meses após o lançamento de Folklore, vencedor do álbum do ano de 2021, o disco foi anunciado apenas dezesseis horas antes do lançamento. O novo projeto da artista também conta com a participação de The National, HAIM e do Bon Iver e concorre ao prêmio de Melhor Álbum do Ano no Grammy 2022.

Capa de Evermore, novo álbum de Taylor Swift (Imagem: Divulgação)

Sobre Taylor

Taylor Alison Swift nasceu no dia 13 de dezembro de 1989, em Reading, Pensilvânia. Com apenas 10 anos, Taylor começou a se apresentar em shows de karaokê, festivais e feiras da sua cidade. Aos 14 anos, ela teve o seu primeiro emprego no mundo da música, escrevendo músicas com co-escritores locais pela Sony/VGA. Quando tinha 15 anos, assinou um contrato de desenvolvimento e experiência com a gravadora RCA, mas, após o contrato de um ano expirar, Taylor decidiu não renová-lo. Em 2005, enquanto se apresentava no ‘The Bluebird Café’ chamou a atenção de Scott Borchetta, que estava abrindo a Big Machine Records, sendo esta a gravadora de Taylor até hoje. O seu primeiro single, “Tim McGraw”, foi um sucesso.

Desde então, a carreira da artista apenas cresceu, sendo hoje uma das cantoras mais influentes da indústria musical, com dez dos seus onze álbuns de estúdio ultrapassando 1 bilhão de streams, 11 Grammys e mais de 40 indicações, além de diversos outros prêmios.

Sobre Evermore

O Evermore é um álbum com diversos gêneros, contendo músicas de rock alternativo, folk-pop e chamber rock. Seu lirismo gira em torno de conceitos fictícios e não fictícios, amor, traição, problemas mentais e diversos outros temas. No projeto, há alusões a letras de trabalhos passados e até mitologia grega.

“Your Midas touch on the Chevy door”

Esse álbum é conhecido como a irmã gêmea de Folklore, por ter temas e lirismo parecidos. “Eu nunca fiz isso antes. No passado, sempre tratei os álbuns como eras únicas e comecei a planejar a próxima depois que um álbum fosse lançado. Havia algo diferente com o ‘Folklore’. Ao fazer isso, eu me senti menos como se estivesse partindo e mais como se estivesse voltando”, expressou Taylor.

Em um Q&A (perguntas e respostas), Taylor explicou que a primeira música escrita para esse álbum foi “Dorothea” e a última “Happiness”.

Evermore é o disco da cantora com mais participações especiais até hoje, contando com HAIM, The National e Bon Iver.

Faixas

  1. “willow”
  2. “champagne problems”
  3. “gold rush”
  4. “tis the damn season”
  5. “tolerate it”
  6. “no body, no crime” (com HAIM)
  7. “happiness”
  8. “dorothea”
  9. “coney island” (com The National)
  10. “ivy”
  11. “cowboy like me”
  12. “long story short”
  13. “marjorie”
  14. “closure”
  15. “evermore” (com Bon Iver)

Track by Track

  • Willow

“Willow” foi o primeiro single do álbum Evermore, contém 3 minutos e 34 segundos. Em uma entrevista para a Apple Music Awards 2020, Taylor disse que escolheu “Willow” para começar o álbum, pois a música que Aaron Dessner escreveu dava uma sensação de fantasia e magia, que era uma ótima estética para se iniciar esse álbum.

Willow significa salgueiro, uma árvore com galhos longos e finos, suas raízes se espalham por dezenas de metros no subsolo. A mais conhecida é o Salgueiro Chorão que os galhos parecem cair como lágrimas, isso sugere que na música de Swift, o eu lírico era melancólico até conhecer o seu parceiro. Ou que a relação deles era simultaneamente tumultuosa e linda.

“Life was a willow and it bend right to your wind”

Na Billboard a música debutou no #1 do Hot 100, e permaneceu na lista durante 20 semanas.

Assista ao clipe:

  • Champagne problems

“Champagne problems” tem 4 minutos e 4 segundos. A frase champagne problems significa problemas de champanhe, isso é uma metáfora usada para se referir a problemas de pessoas ricas, problemas menos “reais”.

A letra conta a história de uma mulher que choca o seu namorado e seus parentes quando recusa o pedido de casamento bem antes do natal. “Eles eram um belo casal que tinham planos bem diferentes para a mesma noite, um queria terminar e o outro trouxe um anel.” explicou Taylor sobre a letra.

A música também trata de um tema muito importante, a saúde mental. Na letra fala sobre a protagonista ter um histórico de doença mental, que a cidade posteriormente estigmatiza em suas fofocas em torno da proposta fracassada.

“She would’ve made such a lovely bride

What a shame she´s fucked in the head,” they said”

Na Billboard a música debutou em #21 da Hot 100. 

  • Gold Rush

“Gold Rush” tem 3 minutos e 5 segundos. É uma música sobre odiar o próprio ciúmes por gostar de alguém que todos admiram. 

“I don’t like that anyone would die to feel your touch”

A música debutou em #40 na Hot 100 da Billboard.

Swift é presença certa nas indicações ao Grammy (Foto: Divulgação)

  • Tis the damn season

“‘Tis the damn season” tem 3 minutos e 49 segundos. Esse é o primeiro título de música com um palavrão da Taylor Swift.

Nas notas sobre o álbum a cantora disse que escreveu essa música sobre o que aconteceu quando Dorothea (título de música desse mesmo álbum) volta de Hollywood para sua cidade natal no feriado e redescobre um velho amor.

“You could call me “babe” for the weekend.”

A música debutou em #39 na Billboard ‘s Hot 100.

  • Tolerate it

“Tolerate it” tem 4 minutos e 5 segundos. É a quinta faixa do álbum, a quinta faixa é normalmente reservada por Taylor para a música mais vulnerável.

A música fala sobre a dificuldade e tristeza de continuar querendo o amor de alguém que já não presta atenção em você, que não te quer mais.

Durante uma entrevista para Apple Music Awards 2020, Taylor diz ter se baseado no livro “Rebecca” de Daphne du Maurier, e em como ela se sentia como Rebecca em alguns momentos da sua vida. “ Quando eu estava lendo Rebecca, de Daphne Du Maurier. pensei: ‘ Nossa, o marido dela apenas a tolera. Ela está fazendo todas essas coisas e se esforçando tanto para impressioná-lo, e ele está apenas tolerando-a o tempo todo. Havia uma parte de mim que estava se relacionando com isso, porque em algum momento da minha vida, eu me senti assim.” declarou a cantora.

“I know my love should be celebrated

But you tolerate it”

A música debutou em #45 na Billboard ‘s Hot 100.

  • No body, no crime

“No body, no crime” tem 3 minutos e 35 segundos. Com a participação especial de HAIM. Taylor Swift já divulgou que a inspiração para a música foi a sua paixão por histórias de crime. “Foi inspirado pela minha obsessão com podcasts e documentários de crime e usei o nome de uma das minhas melhores amigas para dar o nome da protagonista.” explicou a cantora.

“No, no body, no crime

 But I ain’t lettin’ up until the day I die”

A música debutou em #33 na lista Billboard’s Hot 100.

Evermore foi lançado menos de 5 meses após o trabalho anterior de Taylor (Foto: Divulgação)

  • Happiness

“Happiness” tem 5 minutos e 15 segundos, sendo assim a música mais longa do álbum. Ela foi também a última música escrita para o disco, tendo sido finalizada apenas uma semana antes do lançamento.

Apesar de se chamar happiness, felicidade, a letra fala sobre sair de um relacionamento em pedaços, reconhecendo as partes felizes daquele companheirismo de uma forma destrutiva e prejudicial. É uma música de esperança, o que foi ruim também foi bom algumas vezes, mas tem muitas coisas melhores no futuro.

”There’ll be happiness after me

But there was happiness because of me

Both of these things, I believe

There is happiness”

A música debutou em #52 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Dorothea

“Dorothea” foi a primeira música a ser escrita para o álbum e contém 3 minutos e 45 segundos. Swift se refere a Dorothea como “uma menina que deixou sua pequena cidade para trás, em busca do seu sonho hollywoodiano.” O eu lírico é um amor antigo da sua cidade natal.

“Hey, Dorothea, do you ever stop and think about me?”

A música debutou em #67 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Coney island

“Coney island” é a primeira colaboração de Taylor com o The National e tem 4 minutos e 35 segundos. Coney Island é um bairro no Brooklyn, Nova Iorque. A letra se desenrola como uma conversa entre duas pessoas que têm um passado juntas, evoca um forte sentimento de perda e nostalgia por esse relacionamento antigo, onde o esforço não era igual de ambos os lados.

“Lost again with no surprises

Disappointments, close your eyes

And it gets colder and colder”

A música debutou em #63 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Ivy

“Ivy” tem 4 minutos e 20 segundos. A música fala sobre um assunto muito recorrente em músicas da Taylor, como em august e illicit affairs, a infidelidade. A letra conta a história de uma mulher casada que está se apaixonando por outro homem, e assim tendo um caso. “A antologia ‘felizes para sempre’ de casamentos que deram errado, incluindo infidelidade, tolerância ambivalente e até assasinato” explicou Taylor falando sobre “no body, no crime” e “ivy”.

“My pain fits in the palm of your freezing hand”

A música debutou em #61 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Cowboy like me

“Cowboy like me” tem 4 minutos e 35 segundos. A música country lembra o estilo de Taylor no início da sua carreira.  A letra conta a história de dois vigaristas que se apaixonam através de um momento de gato-e-rato. 

“And you asked me to dance

But I said,’Dancin’ is a dangerous game”

A música debutou em #71 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Long story short

“Long story short” tem 3 minutos e 35 segundos. A letra conta sobre Taylor finalmente se sentindo confiante com o estágio em que sua vida se estabeleceu. Existem rumores que a música fala sobre a época em que Taylor foi demonizada pelo público após a sua briga com Kanye West em 2016.

“I tried to pick my battles ‘til the battle picked me”

A música debutou em #68 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Marjorie

“Marjorie” tem 4 minutos e 17 segundos. A música é um tributo a sua bisavó Marjorie Finlay. Liricamente é derivado de conselhos que a bisavó de Taylor transmitiu a ela e o quanto ela sente saudades.

“What died didn’t stay dead

You’re alive, you’re alive in my head”

A música debutou em #75 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Closure

“Closure” tem 3 minutos. Na entrevista para “Apple Music Awards 2020” Taylor divulgou que esse sentimento de encerramento é um tema recorrente nesse álbum. “Evermore lida muito com finais de todos os tipos, formas e tamanhos, todas as maneiras de terminar um relacionamento, uma amizade, algo tóxico e a dor que vem junto a isso.” explicou a cantora. A música conta a história de duas pessoas que por desavenças na vida terminaram se afastando. 

“It’s been a long time

And seeing the shape of your name

Still spells out pain”

A música debutou em #82 na lista Billboard ‘s Hot 100.

  • Evermore

“Evermore” é a música que dá nome ao álbum e contém 5 minutos e 4 segundos. Com participação especial de Bon Iver. Assim como “happiness”, “evermore” fala sobre problemas psicológicos, mas dessa vez a música fala sobre a jornada em busca da cura, traçando a jornada do narrador pelo que parece ser um período inacabável de grande depressão e dor para um lugar de esperança.

“ It was real enough

To get me through”

A música debutou em #59 na lista Billboard ‘s Hot 100.

Dados

“Evermore” foi o segundo álbum na Billboard 200 para Maior Álbum Feminino em 2020, perdendo apenas para “Folklore”, dessa forma em 2020 Taylor Swift ficou com o 1° e 2° da lista.

Em apenas três dias de vendas, o disco “Evermore” vendeu 40.000 cópias, batendo o recorde de vendas nos Estados Unidos.

O álbum já ganhou dois prêmios American Music Awards 2021 na categoria Álbum de Pop/Rock e ARIA Music Award na categoria de Melhor Artista Internacional. E agora está sendo indicado ao Grammy na categoria Melhor Álbum.

Ficha Técnica:

Artista: Taylor Swift; 

Participações especiais: The National, HAIM e do Bon Iver;

Lançamento: 11 de dezembro de 2020;

Duração: 60 minutos e 38 segundos;

Gravadora: Republic;

Gênero: Rock alternativo, folk-pop, chamber rock;

Produção: Aaron Dessner, Taylor Swift, Bryce Dessner e Jack Antonoff.

Por Maria Clara Britto

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress