Vivemos em uma agonia informacional. Foi assim que o engenheiro eletrônico, professor e idealizador do projeto Porto Digital, Sílvio Meira, definiu o mundo de hoje. Para ele, o papel de instituições de ensino têm importância fundamental para educar as pessoas sobre como aproveitar os benefícios da tecnologia.
Confira a palestra de Sílvio Meira, de 211 slides, em http://bit.ly/uniceub45
Segundo Sílvio Meira, a educação, tanto em ensino fundamental quanto nas universidades, tem um papel crucial na forma como podemos nos beneficiar da tecnologia. Para ele, é nas instituições de ensino que devemos aprender e ‘desaprender’. “Acredito que quando saímos da universidade a maior dificuldade não é continuarmos aprendendo, mas sim desaprendermos certas coisas que, naquele momento não nos são mais úteis e trazer de volta conhecimentos antigos, afinal não é apenas porque são antigos que sejam ultrapassados”, explica.
Mesmo com o bombardeio de informações diariamente, Meira acredita que conhecimento não se perde. “Nós recebemos milhares de informações, mas informação não é conhecimento. Cabe a nós, fazermos com que elas passem por um crivo, ou seja, precisamos saber se aquela fonte é idônea e válida. Essa agonia informacional em que vivemos hoje é fruto sim de uma liberdade jamais imaginada e precisamos ter senso crítico para filtrá-la”.
Currículo
Considerado um dos principais nomes na área da Ciência da Informação, o paraibano Silvio Meira se formou em Engenharia Eletrônica pelo ITA, em 1977. É mestre em informática pela UFPE e tem PHD em Computação nos Estados Unidos. Atua no setor de tecnologia da informação e, além do trabalho acadêmico, faz consultoria de políticas e estratégias de informação, informática e inovação.
Por Elaine Andrade – Agência de Notícias UniCEUB