Pesquisadora americana valoriza engajamento e visibilidade do combate à corrupção no Brasil

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Estudiosa sobre corrupção no mundo, a professora e doutora pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Susan Rose-Ackerman defendeu, em palestra para estudantes do UniCEUB, em Brasília, o engajamento da sociedade e a maior visibilidade do combate às práticas de corrupção no Brasil. “Universitários precisam contribuir para que as situações que condenamos se alterem”.

Leia mais sobre combate à corrupção: Chefe da Força Tarefa da Lava Jato explica medidas contra crimes e critica princípios de brasileiros 

susan
Professora de Yale, ao lado ministro Barroso (STF), lembra que outros países passam por problemas até piores do que no Brasil. Foto: UniCEUB/ Divulgação

 

Ela explicou que, apesar do Brasil ter uma posição de destaque com relação ao nível de corrupção, as situações que envolvem esse tipo de crime não estão isoladas no cenário global. Pelo contrário, outros países em processo de desenvolvimento econômico chegam a ter condições piores.  “Muitos outros países tem problemas piores do que o Brasil, porém é notável que o Brasil tem um problema e que é preciso lidar com isso”.

Susan Ackerman acredita que o maior rigor da legislação penal rígida não significa um maior combate a esse tipo de crime, já que torna-se fundamental a aplicabilidade da regulamentação. “As vezes o foco é demasiado na legislação criminal e não na mudança e fortalecimento das instituições. A legislação criminal é importante, mas não é o suficiente e é preciso outras reformas importantes”.

Assista à entrevista da professora na TV UniCEUB

Para a pesquisadora, nos países em desenvolvimento, às vezes o foco é voltado ao fortalecimento do código penal, o que é importante, porém não é só. “É necessário fortalecer as instituições. A legislação criminal é importante, mas não é o suficiente. É preciso outras reformas importantes”, esclarece.

Segundo Susan Rose-Ackerman é importante elevar o debate nas universidades e levar o tema da corrupção aos estudantes. “Fazer eles pensarem sobre o assunto e dizer que eles precisam contribuir é imprescindíve, para fortalecer o combate à corrupção”, explica.

Por Lucas Valença

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress