Especial Cerrado: bioma já perdeu 69% da vegetação natural

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma que, em biodiversidade, fica atrás apenas da Amazônia. Atualmente, tem 11 mil tipos de plantas nativas e duas mil espécies de animais. O segundo maior bioma da América do Sul, no entanto, é o mais ameaçado do país. .

O Cerrado ocupa cerca de 22% de todo o território nacional e se expande por 12 estados brasileiros. O processo contínuo de desmatamento do Cerrado fica atrás apenas da Mata Atlântica, superando inclusive a Amazônia. No Distrito Federal, a crescente redução da vegetação natural começou ainda na década de 60, junto com a construção de Brasília.

Desde a inauguração da capital, o espaço é alterado para dar passagem à paisagem urbana. É simples. A construção dos prédios soterra a memória natural do lugar. Em um intervalo de aproximadamente 20 anos, 12 regiões administrativas foram criadas no DF. Os dados mais recentes do Ministério do Meio Ambiente apontam que o Distrito Federal perdeu mais de quatro mil quilômetros quadrados de Cerrado desde a década de 1950, cerca de 69% de toda a vegetação natural. Para o professor do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Brasília, Gustavo Souto, a construção civil dos últimos anos tem contribuído muito para a redução do Cerrado.

Reportagem de Thiago Marcolini

Colaborou Beatriz Castilho

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress