Festival: filme trata de legalização do aborto; imagem de Bolsonaro é hostilizada

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Jandira não suportou o aborto. Com medo, os donos da clínica clandestina carbonizaram seu corpo dentro de um carro. O caso é apenas mais um entre as milhares de vítimas que morrem pela falta de uma assistência adequada no país. Foi com essa história que começou a exibição do filme, “Sexo, pregações e política”, dos diretores Aude Chevalier-Beaumel e Michael Gimenez no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na mostra “A política no mundo e o mundo na política”. O longa-metragem gira em torno da polêmica possibilidade da legalização do aborto. Em contraponto à aprovação da medida, está a bancada evangélica no Congresso Nacional, como um dos protagonistas do filme.

O filme acompanha cultos de igrejas evangélicas. Foto: Divulgação

ACOMPANHE A COBERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

 

O filme lembra que a chamada “Frente Parlamentar Evangélica” conta com mais de 100 parlamentares apenas na Câmara Federal e tem lutado contra a legalização do aborto. É no conflito desta bancada com as chamadas “minorias sociais” que se passa o filme. Segundo a produção, não são apenas as mulheres que compõem esse grupo, mas também o movimento LGBT, religioso (expressas pelas religiões africanas), entre outros.

Para a diretora, a intenção de produzir o longa que falasse do “paradoxo sexual” no Brasil, surgiu em 2013. “A gente faz filme justamente para discutir um tema específico”, conta Chevalier-Beaumel. Mesmo expondo o seu ponto de vista, de forma singela, na produção, a cineasta afirma que embora não concorde com alguns dos seus entrevistados, é preciso dar a palavra às pessoas, seja qual for o “posicionamento ideológico”.

Diversos deputados apareceram ao longo do vídeo, de pensamentos opostos, porém, quando o deputado Jair Bolsonaro (PSC/RJ) foi reproduzido no telão, gritos de “fascista” e “racista” foram ouvidos no cinema.

Por Lucas Valença

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress