De acordo com o relatório Digital, Social e Mobile, divulgado em 2015 pela agência de marketing social We Are Social, 29% da população mundial está presente nas mídias sociais. As redes sociais conectadas mais utilizadas para a promoção de produtos são o Instagram, Pinterest, Twitter e ferramentas, como as hashtags.
Conheça, abaixo, os tipos de venda que mais movimentam a internet:
Marketing invasivo
Propaganda qualificada e gratuita. Esses são os principais motivos pelo qual o comerciante procura pelo negócio virtual, seja para empresas que permanecem apenas como loja virtual ou para as que operam em certo local e estão expandindo para a internet. Segundo o analista do Sebrae, Thiago Angelo, o e-commerce é uma excelente alternativa para contornar a parte do desemprego no Brasil. Ele explica que as vendas on-line possuem grande potencial de comercialização. Porém, o especialista ressalta alguns cuidados para empresários que pensam em utilizar redes sociais para expandir para o comércio virtual. Confira as dicas:
Apesar da facilidade em administrar uma empresa em redes sociais, o especialista conta que é preciso haver um trabalho de marketing digital por trás disso. Segundo ele, o conteúdo deve ser atrativo o suficiente para gerar renda e concretizar a venda. Tiago Angelo ressalta a importância do trabalho de relacionamento com o cliente e alerta para os limites da plataforma, em que, no caso de falhas, a venda seria diretamente afetada. “O empresário deve ter planejamento e direção, além de analisar a concorrência. Ele deve estar atento ao processo de venda, distribuição do produto e pós-venda, e utilizar uma linguagem acessível com navegação segura e prática. Tudo isso traz confiabilidade para o usuário”, diz o especialista.
De acordo com o Guia prático de orientação de e-commerce – varejo, divulgado pelo Sebrae neste ano, o consumidor on-line “pesquisa mais antes de comprar, encontra facilidade de comparar os preços e tem um senso de urgência muito apurado”. Conheça o perfil de quatro empresas brasilienses que contam com a ajuda do Instagram para a comercialização de produtos: Nome: Tatiana Beserra Sá
Empresa: Brigadeira, perfil no aplicativo Instagram voltado para vendas de brigadeiros em Brasília
|
Apesar das vantagens apontadas por Tatiana, ela observa que nem todas as pessoas possuem acesso ao Instagram, e o público fica restrito aos que se conectam à rede. Para atrair novos clientes ou até mesmo manter o interesse, a empresária procura atualizar a mídia social, realizar promoções e investir em divulgações por meio de eventos.