ONGs no DF ajudam a recuperar pessoas com dependência química

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

 

Fazenda da Esperança Santa Bakhita atende 36 mulheres

Duas Organizações não Governamentais que amparam pacientes com dependência química têm conseguido se manter apenas com doações e vendas de materiais produzidos pelos próprios voluntários.

A organização Fazenda da Esperança com capacidade  de atender 36 mulheres. Hoje possui apenas 5 pacientes e pertence a pequena parte das instituições para dependentes químicos voltadas ao gênero feminino e o tratamento tem duração média de um ano. “A gente trabalha com três pilares que são, o trabalho, a convivência e a espiritualidade, o primeiro passo é a pessoa querer, escrever uma carta de punho próprio.” disse Rosany Cristina Carvalho, diretora da ONG Fazenda da Esperança.

De acordo com o fundador da ONG Salve a Si, José Henrique França Campos, as organizações femininas estão em menor número, devido muitas mulheres terem vergonha de admitir que estão no mundo das drogas e por ter uma certa resistência e preconceito por parte da sociedade patriarcal. Acrescenta que ao contrário dos homens, a mulher quando para de usar certas substâncias, seu libido aumenta. “A sociedade não da abertura para uma mulher que recebeu um tratamento de dependência química, pois reprime muito e é muito preconceituosa” disse José Henrique França Campos, fundador da ONG Salve a Si.

Henrique França: “sociedade não da abertura para uma mulher que recebeu um tratamento de dependência química”

Nas clínicas voltadas para mulheres, há uma porcentagem de 80% de recuperação e ressocialização. Algumas dessas instituições preveem como parte da reabilitação o trabalho em prol do funcionamento da ONG e contribui para o crescimento profissional das dependentes químicas. Visa que mães de crianças com até três anos de idade e gestantes são autorizadas a permanecer nessas clinicas.

A liberdade familiar nas instituições é restrita, a primeira visita ocorre depois de três meses no processo de reabilitação, posteriormente passa a ser mensal. Implica no desenvolvimento pessoal do usuário, visto que o meio exterior influencia negativamente na recuperação do paciente.

Colaboraram: Carolina Monteiro, Helder Felipe, Hugo Filipe, Leticia Noronha e Nathalia Kuhl.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress