Linha de chegada: aposentada de 76 anos é campeã na corrida

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

76 anos de vida…. corrida. No caso da aposentada Neide Maria Amorim Campello, nada de descanso, mas a corrida é por prazer. E mais: na edição de 2016 da Wings For Life, ela foi a melhor do mundo em sua categoria, +75.

“Eu acho que a vida foi feita para ser vivida. Eu amo a vida, eu amo viver, eu tenho sede de viver”

                A corrida entrou em sua vida em um momento triste. Quando ficou viúva, ela procurou um atividade física. “Há doze anos atrás, minha filha disse que eu precisava procurar uma atividade para que eu não ficasse sozinha e ela me indicou uma academia. Depois de seis meses, minha personal me chamou para fazer parte de um revezamento que eles iam fazer”, disse. Apesar de ter recusado em um primeiro momento, ela cedeu a pressão e se apaixonou pelo esporte. “Quando eu acabei a minha parte na corrida, eu vi que eu tinha me encontrado na vida. Daí para frente, eu nunca mais parei de correr”, lembrou.

“Eu, na minha idade, vivo uma vida muito feliz, eu saio, bebo todas, viajo, então eu acho que eu sou um diferencial na minha idade”

“Todo mundo brinca comigo, falando que eu sou um exemplo, que quer ser igual a mim quando crescer. A maioria do pessoal da minha idade fica sentada no sofá, vendo televisão, banheiro, comendo”, disse. Ela relata a dificuldade de encontrar corredores de sua idade. “Nos Estados Unidos é o lugar que eu encontro pessoas da minha idade. Aqui no Brasil, eu acho que eu sou quase uma exceção. Acho que o brasileiro se acha velho, se encolhe na vida e não quer viver mais. Eu acho que isso é muito importante, que me faz ter essa alegria de querer correr”, falou.

Neide não deixa de participar das corridas

“A corrida, para mim, é vida, é saúde, é alegria, é bom relacionamento e boas viagens”

Para Neide, a corrida é muito mais do que a prática de um esporte. “a corrida para mim é um plano de saúde porque eu acho que eu faço exatamente aquilo que o meu organismo necessita. Tenho uma boa alimentação, me levanto bem cedo, durmo cedo, tenho muitos amigos. Tudo faz parte da minha vida. Está ai a razão de eu correr”, disse.

“Eu acho que tudo que a pessoa quer, ela pode. Essa frase “eu não consigo” não existe. insista naquilo que você quer que você pode ser”,

Como plano de saúde, a corrida lhe cai super bem. “eu vejo todo mundo tomando remédio de pressão, de colesterol, de taxa de açúcar e eu nunca tomei um remédio. Eu durmo perfeitamente. Eu sou uma pessoa muito sadia. Então, eu acho que é por isso que a corrida é minha vida desse jeito”, afirmou.

Terceira colocada na classificação mundial, ela já se sagrou campeã do mundo na Wings for Life 2016

Como você se prepara, Neidinha?

Segundo ela, a preparação é sempre estar correndo. “O meu treinamento é direcionado para as corridas que eu vou fazer. Nós corremos na terça, quinta e sábado. Quase sempre tem corrida no domingo. Na segunda, quarta e sexta, eu faço academia direcionada para aquilo que eu necessito na corrida”, contou. Por ser formada em educação física, ela sabe que precisa seguir os seus treinamentos. “Eu sou muito disciplinada, então eu acho que isso me contribui muito”, pontuou.

Na Wings for Life de 2016, ela foi a melhor do mundo em sua categoria. Ela correu 11,81 quilômetros e ficou em primeiro entre as 14 participantes. Já este ano, ela correu mais, 12,07 quilômetros. Porém, essa marca não foi possível para lhe garantir o primeiro lugar mundial. Ela ficou em terceiro. Suas concorrentes alcançaram os 16 quilômetros. “Foi tudo muito bem, eu não corro muito por conta de tempo e de classificação. Eu quero mais é participar da corrida, que eu acho muito importante para mim”, pronunciou.

Por Gabriel Lima

*Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress