Jornalistas se dividem quanto a obrigatoriedade do diploma

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

GabiA obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão gera muita discussão entre os profissionais da área. Para os que são a favor do diploma, os ensinamentos aprendidos em um curso superior de jornalismo são indispensáveis para o bom exercício da profissão. Já para os que não defendem a obrigatoriedade do diploma, as técnicas aprendidas em uma faculdade podem ser adquiridas com a prática e com cursos específicos.

Entre os que defendem a obrigatoriedade estão a jornalista Patrícia Leite e José Carlos Torres, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Para a jornalista, o profissional precisa primeiro fazer a base para depois fazer a especialização em jornalismo esportivo, por exemplo. “O mundo caminha para a especialização. Para oferecermos um serviço cada vez melhor é preciso ter uma base”, enfatiza.

Para José Carlos Torres, a maioria dos profissionais contratados vem das universidades, uma vez que os grandes veículos só contratam jornalistas formados, como ele acrescenta.
Por outro lado, existem os que são contra a obrigação do diploma. Entre eles, estão Carlos Muller, jornalista da Associação Nacional de Jornais e o blogueiro Leonardo Miotti. Para Carlos Muller as faculdades de jornalismo não são a única maneira de formar profissionais da área. “Existem outros cursos específicos em que a pessoa pode adquirir conhecimentos, mas as universidades são as que melhor formam jornalistas”, explica. Para o blogueiro Leonardo Miotti, atualmente, o tempo é muito escasso e o ideal seria um curso técnico de jornalismo. No entanto, em seu blog, Miotti diz que costuma pedir auxílio de um profissional da área para a realização de algumas postagens.

Por Thaiana Profeta – Agência de Notícias UniCEUB

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress