Começa, nesta sexta- feira (19), o 5° Festival de Danças Urbanas, que será realizado na Faculdade Dulcina de Moraes, no Conic. O projeto, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), contará com aproximadamente 70 participantes inscritos e 30 artistas que irão compor a programação do evento. A responsável pelo evento, Fabiana Balduína, explica que o projeto foi inicialmente criado para alunos. A programação inclui oficinas de dança e workshops e vai até dia 21.
“O festival nasceu em 2011 como um desdobramento do grupo Bsbgirls, que era uma oficina de break para jovens mulheres de escolas privadas e públicas, e ao final do projeto criamos o festival para que as alunas pudessem participar, assim como artistas de outros estados”.
Neste ano, a mesa de jurados será composta também por artistas de outras nacionalidades. “Dentro desse grupo, a gente tem uma dupla que foi selecionada para mostra de dança, porque dentro do festival terão várias atividades e terá uma dupla dos Estados Unidos e duas juradas da Colômbia para a categoria de break.”
Fabiana Balduína afirma que os destaques do festival geralmente são a dança break e um improviso batizado como “Bonnie e Clyde”, personagens norte americanos do filme homônimo que são equiparados ao Lampião e Maria Bonita brasileiros. Essa performance se caracteriza por ser uma dança formada por improvisações, ou seja, a dupla deverá improvisar uma dança de acordo com a música que o DJ escolherá. Nesta edição, que deverá compor por volta de 500 pessoas no público, tem uma novidade. “Temos a Voguing, esse ano, que é voltado para o público LGBT”, anima-se.
Por Laura Name