Número de autuações em faixas exclusivas no DF cai 53,2%

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Motoristas no Distrito Federal têm demonstrado maior respeito às faixas exclusivas para transporte coletivo, segundo avalia o Detran. Entre janeiro e julho deste ano, o número de autuações por esse motivo foi de 43.545. No mesmo período do ano passado, as infrações chegaram a 93.167. A diminuição é de 53,2%. Como consequência da eficiência observada nas vias onde o sistema já foi implementado, a Secretária de Mobilidade Urbana do DF (SEMOB/DF) informou que está prevista a implantação de novas faixas exclusivas no âmbito do Programa Circula Brasília.

O governo argumenta que houve economia de tempo nas principais vias. Na EPNB, por exemplo, a operação da pista exclusiva proporcionou um ganho de 18 minutos no sentido ida e 15 minutos na volta, totalizando 33 minutos de economia no tempo de viagem. Já no corredor exclusivo da EPTG, nas linhas semi-expressas, há uma redução de 28 minutos somando ida e volta. O trajeto com maior redução em tempo de viagem soma 62 minutos totais economizados na rotina de ir e voltar para  o Plano Piloto e trafega no BRT Expresso DF Sul, com origem no Gama e Santa Maria até o viaduto Camargo Côrrea.

Desrespeito

A aposentada Fátima Batista, 64 anos, que também estava à espera de ônibus na W3 Sul, concordou que as pistas exclusivas são essenciais para a melhora no transporte público da cidade. No entanto, ela criticou o desrespeito tanto de motoristas de ônibus, que invadem as faixas gerais mesmo que tenham a sua exclusiva, quanto de motoristas de outros veículos, que invadem as pistas exclusivas eventualmente. “Falta uma fiscalização maior para que isso não aconteça, principalmente em horários que o trânsito fica mais pesado”, completou.

A universitária Lorrane Oliveira, 19 anos, mora em Planaltina e estuda na Asa Sul. Ela explicou que todos os dias da semana gasta em torno de duas horas de viagem no transporte público. A estudante afirmou que, quando chega à W3, o trajeto fica “mil vezes mais rápido” em comparação com o trânsito na cidade satélite, onde não tem faixa exclusiva. “Mesmo com semáforos aqui, é notavelmente mais rápido. O corredor exclusivo ajuda muito, principalmente em horários de pico que tem muito engarrafamento”, disse.

Por Anna Russi

 

 

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