Reportagens da Agência de Notícias do UniCEUB e produtos de publicidade do Bureau de Criação da mesma faculdade, ambos projetos de extensão universitária, passarão a ser divulgados pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). O acordo entre as instituições foi firmado por um convênio institucional. As equipes já até se reuniram e iniciaram os trabalhos com produtos de interesse público.
A parceria pretende dar a oportunidade aos estudantes de comunicação de ter acesso a temas e instalações de atuação do MPDFT. Além disso, propõe a colaboração do ministério em projetos acadêmicos. O centro universitário já tem outras parcerias com veículos de comunicação e instituições do Estado.
O procurador geral do MP, Leonardo Roscoe, enfatiza que o principal beneficiado desse acordo é a população e que a comunicação tem um papel importante nesse processo. Ele espera que essa parceria permita aos alunos ponham colocar em prática seus conhecimentos e, junto com o MPDFT, levar informações atualizadas aos cidadãos.
O reitor Getúlio Américo Moreira Lopes reforça que a parceria trará importantes benefícios acadêmicos. Para ele, com o convênio, “o UniCeub, integrado com a comunidade de Brasília, fortalece sua importante missão e é capaz de solucionar problemas da cidade”. A Agência de Notícias e a Agência de Comunicação do UniCEUB oferecem, regularmente, opertunidade aos seus alunos que têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da produção de pautas e de notícias, campanhas e estratégias de marketing sob a orientação de professores especializados nessas áreas.
Comunicação cidadã
O primeiro encontro entre a Secretaria de Comunicação do MPDFT e alunos de jornalismo e de publicidade foi realizado no dia 11 de setembro. Lá expressaram suas expectativas e desejos que esse convênio pode atender, além de entrarem em acordo sobre como funcionará essa parceira.
Também estava presente à reunião a procuradora e ouvidora, Rose Meire Cyrillo, que contou sua trajetória profissional e enfatizou que a função dessa parceria é levar informação ao cidadão, o principal cliente.
As reuniões de pauta e prospecção para campanhas já começam esta semana com o objetivo de aproximar o Ministério Público e o cidadão por meio do trabalho dos estudantes.
Por Larissa Lustoza e Zilta Marinho
Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira