Análise de documentos já representou 70% das perícias; tecnologia reduziu esse trabalho

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Registros, assinaturas, carimbos, passaportes… Cada arquivo pode ser uma pista importante que vai se transformar em prova. E, assim, numa investigação de crimes de diferentes gêneros. Na Lava Jato, a análise de documentos levou políticos e empresários para a cadeia. A documentoscopia é a área da perícia ou da criminalística responsável pelos exames de documentos. As perícias documentoscópicas estão presentes em quase todas as ações da Polícia Federal, realizadas em todo o Brasil, principalmente no combate aos crimes contra a fraude documental, comumente utilizado nos crimes contra o sistema financeiro nacional. Apesar disso, a Polícia Federal afirma que com a evolução dos conteúdos digitais esses exames sofreram grande impacto. Continue lendo aqui.

Por Gabriel Lima e Giovanna Pereira

Sob supervisão de Luiz Cláudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress