Campeão, Sobradinho só volta a jogar no ano que vem

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Sobradinho conquistou o título de Campeão Candango no último sábado (7), no Estádio Mané Garrincha.  A torcida fez festa, mas, com o fim da comemoração, veio a ressaca. Não há novos compromissos para o “Leão da Serra”. E não foi fácil a conquista: o time ganhou a partida por 1 a 0  do Brasiliense e levou a decisão aos pênaltis. Após três defesas do goleiro Michael, o alvinegro se consagrou campeão por 4 a 3 nas penalidades alternadas e encerrou o jejum de 32 anos sem ganhar a competição.

O Sobradinho perdeu o primeiro jogo da final  por 1 a 0 e começou a segunda partida em busca de reverter o placar. O time foi para cima do Brasiliense e pressionou a defesa adversária. Aos 8 minutos da primeira etapa, João Manuel lançou a bola para Mirandinha, que foi deslocado na grande área pelo zagueiro Welton Felipe, do Brasiliense, e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, o artilheiro da equipe alvinegra Michel Platini chutou no canto direito e o goleiro Edmar Sucuri da equipe do jacaré defendeu o lance.

Passados os 15 minutos de muita pressão do alvinegro, o Brasiliense equilibrou as ações e começou a forçar mais pelo meio de campo e na lateral esquerda com o Gerson. O esquadrão amarelo  esperou um erro de passe do Sobradinho para buscar o gol. Aos 26 minutos, em um  cruzamento de Reinaldo para o Nunes, o capitão chutou a bola para o gol, que sobrou para o Felipe Cirne e marcou o gol para o Jacaré. O bandeira da partida não validou o gol e justificou posição de impedimento. Porém, Cirne estava em posição legal.

O fim do primeiro tempo foi bastante movimentado e os dois times buscaram o gol. Aos 34 minutos,  Mirandinha mandou uma bola na trave do goleiro Sucuri. Oito minutos depois, veio a resposta da equipe de Taguatinga  com uma cabeçada de Reinaldo no travessão.

Estranhamento

O meia Souza, do Brasiliense, teve a camisa rasgada após uma dividida  com o Luan, Lateral do alvinegro. O jogador do jacaré ficou fora do jogo nos minutos finais do primeiro tempo até chegar a nova camisa. Houve uma confusão entre a própria equipe para identificar o que tinha acontecido. Chamaram até mesmo o médico para ajudar. Com a nova camisa, o jogador voltou para o jogo no último minuto da etapa. “ Ele puxou a minha camisa, me empurrou, me deu uma cotovelada e me arranhou”. Luan explicou: “ele me puxou, eu puxei ele e rasgou a camisa lá”.

Na volta para o segundo tempo, o Sobradinho começou com a saída de bola. No primeiro lance do período, em uma  jogada individual do João Manoel para Mirandinha, o jogador devolveu para o camisa 10 e o João Manuel marcou o gol aos 32 segundos do segundo tempo.

O Sobradinho voltou para a segunda etapa com mais intensidade de jogo. Aos 13 minutos da segunda etapa, João Manoel tentou um gol de  voleio e forçou uma defesa difícil do goleiro brasiliense Edmar Sucuri. Já o esquadrão amarelo voltou apático. Fez alguns lançamentos na grande área pelos laterais, mas sem construir jogadas de perigo.

Nos minutos finais do período, os jogadores estavam visivelmente cansados. Os técnicos fizeram substituições, mas mesmo assim os dois times administraram o resultado até o fim dos 49 minutos e levaram a decisão do campeonato aos pênaltis.

Penalidades

O Brasiliense abriu a série de cobranças com o  Reinaldo. O atacante telegrafou a cobrança no canto direito, à meia altura, e Michael voou pra fazer a defesa. Já o Sobradinho também começou com Michel Platini. O artilheiro alvinegro bateu rasteiro, no meio do gol, e abriu o placar para o leão da Serra.

Na segunda cobrança do jacaré, Aldo bateu forte no canto esquerdo e empatou a série.

Para o Leão da Serra, Thiago Bispo foi para a cobrança. Bateu fraco no canto direito e Edmar Sucuri foi buscar. Manteve tudo igual: 1 a 1.

Na terceira rodada, o Brasiliense passou na frente no placar. Enquanto o zagueiro Wallace deslocou o goleiro para marcar. Já zagueiro alvinegro Igor bateu cruzado, mas Sucuri acertou o canto e fez grande defesa.

Radamés foi o responsável pela quarta cobrança do time de Taguatinga. A cobrança foi fraca e rasteira e o goleiro Michael segurou. Enquanto um goleiro brilhou, o outro falhou. Edmar Sucuri deixou passar o chute fraco de Wudson por baixo de suas mãos.

A quinta rodada foi marcada por dois pênaltis bem batidos: Nunes, de cavadinha, fez para o jacaré. Rafael deslocou o goleiro e levou a decisão para as cobranças alternadas.

Alternadas

O Zizu foi para a cobrança pelo Brasiliense. A estrela do goleiro Michael brilhou e ele defendeu a terceira de seis cobranças.

O herói da conquista histórica não poderia ter um nome mais inusitado e intuitivo: Rambo. O xerife da defesa do alvinegro bateu forte no canto esquerdo e, apesar de ter acertado o canto, Sucuri não conseguiu evitar o terceiro título do Sobradinho Esporte Clube.

Fim do jejum

Depois de 32 anos de espera, o torcedor do Sobradinho pode comemorar a conquista do tri campeonato Candango. Na festa, alguns torcedores invadiram o gramado para abraçar e agradecer aos atletas. Outros, emocionados, caíram em lágrimas. O mascote da equipe atravessou o campo de joelhos, em uma das cenas mais emocionantes da festa. O último título foi 1986 e os sobradinhenses estiveram em maior número, em meio ao público de 5016 pessoa, no Estádio Mané Garrincha, para finalmente acompanhar mais uma glória do time. O último jogo do ano em abril. 

Por Mariana Fraga, Vinícius Heck e Ricardo Ribeiro

Supervisionado por Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress