A equipe do Brasiliense se prepara para jogar a Série D do Campeonato Brasileiro para tentar reviver os bons momentos da década passada, quando teve uma ascensão meteórica. Mas a realidade é cheia de desafios. Perdeu o campeonato candango para o Sobradinho nos pênaltis. A equipe busca o terceiro título nacional, o primeiro da Série D. O time já venceu a Série C em 2002 (no ano que foi vice da Copa do Brasil) e a Série B em 2004. Jogou o polêmico campeonato de 2005 e rebaixado como lanterna. Vestiam a camisa amarela jogadores como Marcelinho Carioca, Vampeta e Oséas. Será a segunda participação na Série D. A primeira ocorreu em 2014, quando foi eliminado nas quartas de final.
Elenco e reforços
A base da equipe será a mesma que disputou o estadual com alguns reforços pontuais e consagrados no passado (confira o elenco). São os casos do zagueiro pentacampeão mundial Lúcio, que saiu do Gama, maior rival do Jacaré, e de Wellington Saci, vindo do Água Santa (SP) e com passagens por Corinthians e Atlético Mineiro. Além dos dois, o Esquadrão Amarelo fechou a contratação do lateral Wanderson Lima, ex Uberlândia e com passagem pelo futebol português, Thiago Pedra, ex São José (RS) e Gabriel Gueiros, ex Boavista (RJ). Os contratados se juntam ao estrelado elenco composto por nomes como Radamés (ex Fluminense), Souza (ex Grêmio, São Paulo e PSG) e Reinaldo (ex Flamengo, São Paulo e PSG).
Expectativa
Em entrevista à Agência de Notícias do UniCeub, a diretora de futebol do Brasiliense, Luiza Estevão, declarou: “Estamos procurando montar o melhor time que podemos para a Série D. Infelizmente não é uma tarefa fácil, principalmente pelo curto prazo. Seguimos treinando firme, como sempre”.
Mando de campo
O Jacaré, historicamente, manda seus jogos no Serejão, estádio público em Taguatinga (a 20 km do centro de Brasília). Porém, desde a reforma do Mané Garrincha para a Copa do Mundo de 2014, a equipe vem jogando neste. É a oportunidade de jogadores realizarem o sonho de atuarem no mesmo gramado onde Messi, Neymar e outras estrelas do futebol mundial já jogaram.
Curiosidades
- O presidente do Brasiliense é o ex-senador Luiz Estevão, preso na Papuda desde 2016, acusado de desvio de verba de obras do Fórum Trabalhista de SP. O empresário e então parlamentar adquiriu o CNPJ da equipe Atlântida, que vestia as cores azul e branco. O novo time passou a usar o amarelo.
- O site do Brasiliense, em 2012, passou a ter uma audiência recorde de mais de 28 mil acessos diários por causa da divulgação de ensaios sensuais de “Musas do Brasiliense”.
- Se a equipe manda jogos em Taguatinga, os treinos são em um campo no Lago Sul, zona nobre de Brasília
Por Vinícius Heck
Supervisionado por Luiz Cláudio Ferreira.