V CBJA – Maratona de painéis e oficinas de jornalismo ambiental acontece em Brasília

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Não poderia ser melhor o momento para a realização do V Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. As questões de sustentabilidade e meio ambiente foram alçadas à agenda política com a presença de Marina Silva da Rede Solidariedade no cenário das eleições presidenciais de 2014. Os temas abordados nos quatro painéis e nas dez oficinas estão no coração dos problemas nacionais que ganham presença no debate político. Não há como não olhar para a transversalidade das questões socioambientais e o V CBJA ajuda no debate, pois reúne estudantes, profissionais, professores e pesquisadores no espaço acadêmico.

O painel sobre Economia Verde coloca a indústria e a política pública lado a lado para discutir a redução das emissões de gases do efeito estufa no processo industrial assim como o uso da logística reversa para a busca do desperdício zero. O painel sobre uso e manutenção dos recursos naturais discute o assunto com um olho na segurança alimentar, ou seja, comida para os futuros nove bilhões de habitantes, e a equidade necessária entre conservação, preservação e uso da terra e da água. O terceiro painel fala da ocupação do território urbano e da gestão dos resíduos sólidos e das inundações e enchentes como consequência do uso desordenado do solo e da falta de efetividade na gestão de resíduos. O último painel discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implantação de um conjunto de tópicos que todos os países integrantes da ONU devam cumprir para garantir a sustentabilidade.

As oficinas são momentos práticos sobre Jornalismo e a produção da notícia. As dez oficinas podem ser agrupadas nas que discutem o Jornalismo e a Comunicação Ambiental, o papel da Assessoria de Imprensa e as pautas de sustentabilidade, a Gestão da Água, o Bioma Cerrado, a Amazônia, a Caatinga e a Desertificação. A oficina Geojornalismo, com o jornalismo Gustavo Faleiros, vai mostrar como usar métodos geográficos para contar histórias ambientais.  O Guia de Geojornalismo, lançado por Faleiros, está disponível no site O Eco: http://geojournalism.oeco.org.br/pt/

Além dos painéis e oficinas, há cinco palestras. A de abertura é com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. Código Florestal, Espaços do Jornalismo Ambiental, Futuro Sustentável e a Nova Pauta Ambiental para o Jornalismo trazem nomes como Adriana Ramos, André Trigueiro, Henrique Leff e Claudio Angelo.

O V Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (http://jornalismoambiental.org.br/) será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, em Brasília (DF), no campus do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Por Mônica Prado – Agência de Notícias UniCEUB

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress