Participar do Enade é exercício de cidadania, explica coordenadora do Inep

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A cada três anos, o Ministério da Educação (MEC) realiza o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo a  diretora de avaliação do Inep, Mariângela Abrão, o exame faz parte  de um tripé que tem o objetivo de avaliar a qualidade da educação superior no país. “Envolve avaliar instituições, cursos e estudantes”. Seria uma política pública que visa a garantir a qualidade do serviço que será prestado a sociedade pelo profissional que se forma”. A prova do Enade acontecerá no dia 25 de novembro.    

 

A partir de uma prova realizada pelos estudantes concluintes avalia-se a qualidade da formação oferecida pela instituição pelo desempenho dos estudantes, explica Mariângela Abrão, seria um exercício de cidadania e responsabilidade social.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divide a avaliação do ensino superior nacional em duas etapas condições de oferta e o resultado da formação, primeiro há uma avaliação da estrutura da instituição e se isso condiz com a proposta curricular e de perfil profissional que é objetivado. Para avaliar se há uma perenidade da qualidade de ensino ao longo do tempo avalia-se as habilidades e competências adquiridas pelos estudantes concluintes.    

Avaliação realizada pelo Enade contribui também para que melhorias sejam implementadas na universidade. “As questões regulatórias do ensino superior são de competência do MEC, cabe ao Inep realizar as avaliações. Com base nos resultados das avaliações a secretaria de regulação e supervisão tem por finalidade a decisão de quais serão os padrões a serem considerados como adequados ou inadequados, quais serão as medidas punitivas ou premiativas que o sistema fará a partir desse cenário”, explica Mariângela Abrão.

A prova é desenvolvida por professores elaboradores que se norteiam nas diretrizes curriculares nacionais e quais competências e habilidades deveriam ter sido desenvolvidas ao longo do curso, complementa.

Por Karina Berardo, Vitor Mendonça e Larissa Calixto

Apresentação do vídeo: Mariana Fraga e Ricardo Ribeiro

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress