Sensações positivas de bem-estar e de cumprimento de uma necessidade interna. Esses sentimentos, consequentes de ajudar o próximo no ambiente de trabalho, foram constatados na pesquisa da estudante de psicologia brasiliense Kamilla Lima, de 26 anos. A pesquisa foi a primeira colocada na categoria acadêmica no prêmio “Ser Humano 2013”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – DF).
O interesse de pesquisa surgiu durante a produção de monografia de conclusão de curso, e o tema foi estudado em uma empresa privada na capital do país. “Queria estudar dentro da empresa por que as pessoas deixam seus próprios trabalhos para ajudar os outros a realizar os deles.”
A estudante percebeu, como resultado, que existe uma motivação antecedente – desejo de ajudar – e a motivação consequente – sentimento de bem-estar . “Isso significa que as pessoas têm boa vontade ao fato de pararem com a finalidade de auxiliar os outros em determinadas funções”. Haja vista, essa reação ser despertada nas pessoas observadas. Afora que, segundo relata a universitária, aqueles que não conseguem ajudar no tempo necessário costumam marcar horário para ajudar.
Kamilla Lima disse que não há trabalhos que objetivam esse vínculo solidário nas empresas, que acabam tendo impacto direto na produção e satisfação nas organizações, sejam públicas ou privadas.
Por Jade Abreu – Agência de Notícias UniCEUB