
Na última quarta-feira (26) pelas Semifinais da Copa Verde, o Brasília Futebol Clube conseguiu uma classificação heroica sobre o rival Brasiliense.
Com o gramado pesado, as duas equipes sofreram na criação de jogadas, deixando o jogo muito fraco tecnicamente. Marlon, atacante revelado pela base do Brasília marcou duas vezes e foi o destaque do jogo, porem seu grande desempenho foi ofuscado por mais uma terrível cena que vem se repetindo: a violência nos estádios.
Após o apito final, parte dos torcedores do Jacaré conseguiram acesso ao gramado por um portão próximo ao vestiário, quebraram as placas publicitárias e foram pra cima dos jogadores com barras de ferro e pedaços das próprias placas. O goleiro reserva Guto tentou o contato com os torcedores, ameaçando um confronto físico, porem conseguiu amenizar a situação dialogando com quem estava mais próximo. A polícia, no inicio da confusão, se omitiu do dever de proteger os atletas e conter a invasão, porem depois respondeu com bombas de efeito moral, espantando os torcedores para fora do estádio Serejão.
O motivo mais provável da invasão seria a eliminação na Copa Verde junto ao mau desempenho dos jogadores na partida, todavia a ira dos torcedores não surgiu exclusivamente por causa desse jogo: O clube foi rebaixado para a quarta divisão do campeonato nacional no final do ano passado, frustrando seus torcedores que apostavam na classificação do time para a fase final da Serie C.
O assunto tomou conta das redes sociais, onde a maioria dos internautas lamentaram o ocorrido e também não pouparam criticas ao time. No próprio site do Brasiliense, torcedores criticavam vários jogadores, diretoria e ironizavam o acontecido. O goleiro Guto, exaltado nas notícias do portal do clube foi um dos principais alvos mesmo não tendo atuado na partida.
A atitude dos torcedores pode causar punição ao clube de Taguatinga, dependendo da denúncia da procuradoria a partir da súmula do árbitro Wales Martins. O Brasiliense pode perder o mando de campo em partidas válidas pela Copa do Brasil ou Série D, por serem competições organizadas pela CBF, assim como a Copa Verde.
O próximo compromisso do Brasiliense é contra o Unaí, no estádio Frei Norberto, válido pelo campeonato estadual, nesta Sexta-Feira (28).
Já o Brasília joga contra o Ceilândia, também nesta sexta-feira no estádio Abadião. O Colorado enfrenta o Paysandu – PA pela final da Copa Verde no dia 8 de abril fora de casa e o jogo da volta será realizado doze dias após o primeiro confronto.
Adriano Nunes – Agência de Notícias UniCEUB


