Manifestações dividem Esplanada; veja fotos

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Neste último domingo (21), a Esplanada dos Ministérios voltou a se dividir ao ao meio para viabilizar as manifestações a favor e contra o governo de Jair Bolsonaro. No protesto que se intitula “anti racista” e “antifascista” em Brasília. O evento começou às 9h no Teatro Nacional e aconteceu em paralelo à passeata pró Bolsonaro, a qual acontece com frequência desde o início da pandemia, ambas acabaram por volta de 13h. Os manifestantes se concentraram no Teatro Nacional e marcharam em direção ao Congresso, com bandeiras, cartazes e gritos contra o racismo, o fascismo e defendendo a democracia. Do outro lado da Esplanada, partindo pelo Museu da República, a manifestação pró Bolsonaro tinha uma maior concentração e número de pessoas, as quais exigiam pautas como o fim do comunismo e o fechamento do STF.  

Foto: Gabriela Gallo

 

Ao contrário “Vidas negras importam. Impeachment já”. Foto: Gabriela Gallo
Do outro lado do gramado da Esplanada, apoiadores do presidente protestaram a favor do governo simultaneamente. Foto: Gabriela Gallo

O evento foi organizado pela Ação Antifa DF juntamente com torcidas organizadas, especialmente a do Corinthians. Apesar de provocações entre os protestantes pró governo e anti governo, o evento foi pacífico sem forte intervenção da polícia. Em determinado momento, quem conduzia as falas do movimento pediu que os manifestantes virassem de costas – a maioria virou, levantou o punho direito num símbolo de resistência, alguns de ajoelharam lembrando a morte do norte americano George Floyd. Todos os participantes usaram máscaras e alguns distribuíram álcool em gel para quem estivesse por perto.

 

Foto: Gabriela Gallo
Foto: Gabriela Gallo

Por Gabriela Gallo

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress