Postagem em rede social pode ser aliada para mercado de trabalho, explica pesquisador

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Definir como expor a própria imagem em redes sociais na internet deve ser uma decisão planejada e estratégica. Essa é a avaliação do professor Mauro Castro, que é pesquisador das áreas de empreendedorismo e marketing digital. Ele reforça que a utilização das mídias pode ser poderoso instrumento para abrir espaços do mercado de trabalho e também durante a carreira.

Saiba mais sobre redes sociais

Nas redes, apresentar trabalhos realizados funciona como uma espécie de apresentação de competências, um novo espaço de “currículo” público. Para isso,, segundo o professor, são necessárias criatividade, persistência, autonomia e coragem para assumir os riscos de expor seus conteúdos.

O professor Mauro Castro entende que, normalmente, o que se apresenta nas redes é o sucesso (a “ponta do iceberg” de uma trajetória profissional). Em geral,  obstáculos não são apresentados. “Uma das características que a gente tem é uma perspectiva de mostrar a autoridade do trabalho por meio das mídias sociais. Quando falamos de carreira, precisamos também falar sobre o mercado. O mercado seleciona as pessoas, ele busca o seu currículo.” 

Ele defende que as redes sociais são ferramentas importantes, incluindo um cuidado especial com plataformas como o LinkedIn, que se destacam no processo de seleção de pessoas no mercado. Na experiência profissional, o pesquisador compreende que é necessária atenção com todo ecossistema de marketing e as ferramentas para ser encontrado com facilidade pelas ferramentas de buscas. 

O professor Mauro Castro defende que, no mundo do empreendedorismo, deve-se atentar para a ousadia “Devemos sempre mudar a nossa rotina. Esse é o ponto fundamental”.

Por Marina Sabino e Laura Cardoso

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress