A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu 15 alertas de prevenção para a covid-19 incentivando à população ao uso de máscara, ao isolamento social e a evitar aglomerações.
Os alertas para covid-19 foram emitidos entre os dias 19 de março e 11 de maio de 2020. Desde que o Sistema de Alertas por SMS foi implantado no DF, em fevereiro de 2018, a Defesa Civil já emitiu 225 alertas. Até novembro de 2020, além daqueles de prevenção para a covid, já foram emitidos 89 alertas, sendo 59 deles para chuvas intensas, nove para baixa umidade do ar, dois para ondas de calor, um para vendaval e 17 para prevenção de alagamentos por causa da abertura de comportas da Barragem do Paranoá.
Os alertas da Defesa Civil chegam aos celulares dos moradores do DF que cadastram gratuitamente seu CEP pelo número 40199.
“Ao analisar e buscar padrões entre as ocorrências de alertas, conseguimos encontrar alguns que se repetiram nos três anos”, explica o bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do DF (FAP-DF), Ítalo de Alencar, que desenvolve projeto de iniciação científica sob a orientação da professora Mônica Prado, no Centro Universitário de Brasília (CEUB).
Ítalo destaca que um dos aspectos que se repetem nos anos de 2018, 2019 e 2020 é a ausência de emissão de alertas no mês de junho. “Achamos interessante destacar que a época mais seca de Brasília registra pouquíssimos disparos de alertas nos três anos”, afirmou Ítalo.
Segundo as análises realizada pelo estudante de Computação, em contrapartida ao reduzido número de alertas emitidos durante o período seco, há um número elevado de disparos entre novembro, dezembro e janeiro de cada ano.
São 166 alertas de chuvas intensas nos três últimos anos, correspondendo a 73% enquanto os alertas para baixa umidade ou seca correspondem a 8% nesse mesmo período. Ítalo também destacou que outro padrão nesses três anos é o horário de disparo dos alertas: “eles são emitidos, em sua maioria, do meio para o final da tarde”.
Os resultados preliminares foram apresentados em mesa-redonda – Plataformas: Dados, Estatísticas e Informação Pública realizada no dia 17 de dezembro durante o III EnCUCA, evento científico promovido pelo CEUB.
Desta mesa redonda, também participaram o professor Fabricio Ofugi, do CEUB, que comentou sobre o fluxo de informação na internet e a concentração de dados e capital nas Big Techs e o professor Marcel Vieira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que, junto com os estudantes Pedro Pacheco, Gabriela dos Santos e Jéssica Vianelo, desenvolve a Plataforma JF Salvando Todos.
A plataforma permite que qualquer cidadão consulte a evolução da covid-19 em sua cidade empregando as diversas funcionalidades que a Plataforma disponibiliza. A equipe da Plataforma JF também edita um Boletim Informativo quinzenal com análises de evolução da covid para Juiz de Fora (MG), o Entorno de Brasília – DF e para o Brasil.
Assista ao vídeo da palestra abaixo
Por Paloma Castro
Supervisão de Mônica Prado