Balanço do NBB: equipes do DF vencem e alimentam esperanças

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Novas esperanças para as equipes de basquete do Distrito Federal. A noite de terça-feira pode ter mudado os ventos. Brasília recebeu no ginásio da ASCEB mais dois jogos válidos pela 13ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), e teve em quadra as duas equipes candangas da competição saindo vitoriosas. Na primeira partida do dia, o Cerrado ganhou da Unifacisa por 81 a 67 e conquistou a 5ª vitória nos últimos 8 confrontos. Assim, o time vem em crescente e encostou de vez no Pinheiros para brigar por uma vaga na pós-temporada.

Em seguida, foi a vez do Brasília conquistar seu triunfo no confronto contra o Fortaleza, que terminou 87 a 67 para os candangos. Com a vitória, o Brasília interrompeu a série de 9 derrotas consecutivas, mas continua amargando o último lugar na competição.

Douglas Nunes, o nome do jogo (Foto: Arthur Ribeiro)

Vindo de uma derrota na prorrogação para o Fortaleza no último domingo, o Cerrado buscava vencer para se aproximar da zona de classificação para os playoffs, enquanto os paraibanos tentavam o triunfo para chegar nos primeiros colocados do campeonato.

Em primeiro tempo disputado, no qual a Unifacisa fez bom jogo de transição e foi para os vestiários com uma leve vantagem, a equipe brasiliense encontrou dificuldades, principalmente na escolha de arremessos. Entretanto, o ala-pivô aniversariante Douglas Nunes tomou o controle do jogo na segunda metade da partida e deu um presente para a torcida do Cerrado. Com 14 pontos e sem errar nenhum arremesso somente no terceiro período, o qual a equipe candanga venceu por 25 a 11, o jogador de 34 anos anotou 28 pontos e conduziu sua equipe para a vitória.

O Cerrado teve como destaque, além de Douglas e do jogo coletivo, o ala canadense Nick Wiggins, irmão do astro da NBA Andrew Wiggins, que contribuiu com mais 11 pontos para a equipe. Do outro lado, a Unifacisa perdeu Nehemias, seu principal cestinha no NBB, que sentiu uma lesão ao fim do primeiro quarto e não entrou mais em quadra. Assim, Ney, como é chamado, viu a maioria dos colegas de time terem um desempenho abaixo do esperado, principalmente o ala Betinho, que fez apenas 3 pontos no jogo. Apesar disso, o pivô Paranhos chegou próximo de um duplo-duplo, com 12 pontos e 9 rebotes, e o armador Barnes anotou 13 pontos, sendo os melhores da equipe paraibana na partida.

Douglas Nunes (esq.) e Nick Wiggins (dir.) (Foto: Arthur Ribeiro)

Na sequência, o Brasília Basquete surpreendeu e venceu o Fortaleza para dar fim a série de derrotas. O início de jogo foi disputado, com defesas muito fortes, mas o segundo quarto foi o mais decisivo para a partida, tendo sido vencido pelos brasilienses por 30 a 11 (49 a 28 no total), que abriram larga vantagem no placar e apenas controlaram o restante do jogo, que procedeu sem muitos sustos. Adentrando o último período, ambas as equipes pareciam conformadas com o resultado, já que o Brasília estava na frente por 19 pontos (70 a 51), e diminuíram o ritmo até o estouro do cronômetro.

O jogo prometia o embate entre o 2º e 3º cestinhas da atual temporada, os americanos Desmond Holloway, do Fortaleza, e Sammy Yeager, do Brasília, respectivamente, e nenhum dos dois decepcionou. Pelos cearenses, o antigo MVP da liga, Hollaway, fez 19 pontos, e, acompanhado por Dontrell Brite, com 18 pontos e 6 assistências, foram os destaques. Pelo Brasília, Sammy anotou 25 pontos e 10 rebotes, e Caio Torres, que teve 16 pontos e 11 rebotes, ambos com um duplo-duplo, comandaram os candangos para o triunfo.

Sammy Yeager, do Brasília, já se tornou um dos principais jogadores da liga após seus 12 primeiros jogos (Foto: Arthur Ribeiro)

Após o dia de jogos, as 4 equipes entram em quadra novamente na próxima quinta-feira (11) para fazerem jogos entre si em dois confrontos regionais no ginásio da ASCEB, em Brasília. Primeiro, o embate de nordestinos, Unifacisa e Fortaleza se enfrentam às 17h, com transmissão no YouTube. Por fim, as equipes do DF jogam entre si, com Brasília e Cerrado buscando a vitória no último jogo do NBB na capital federal, com transmissão do DAZN.

Por Arthur Ribeiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress