Modelos reinventam-se por causa da pandemia

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Quem imaginaria um ensaio fotográfico a distância, durante o isolamento social, poderia se tornar realidade? A pandemia fez com que algumas profissões tivessem que se reinventar. Não foi diferente com as profissionais do mundo da moda. As modelos, acostumadas com flashes e uma grande equipe de produção por trás de uma foto perfeita, passaram a fazer fotos em casa, para não ficarem sem trabalho. Contando com poucos recursos de fotografia, mas uma grande aliada, as redes sociais.

 

Leia mais sobre moda

A modelo Rafaela Monteiro, 19, percebeu que a quantidade de trabalhos caiu e que algumas profissionais estavam abandonando a carreira. A dificuldade chegava por todos os lados. Profissionais da área fecharam seus estúdios ou deram uma pausa, até a melhoria da situação. Rafaela, preferiu insistir e aproveitou a internet para manter contato com os profissionais da área e otimizou o tempo divulgado seus trabalhos já realizados na rede social.

A onda de lives chegou também para o mundo fashion, foram diversas lives e workshops por videoconferência que movimentaram o mercado da moda. A nova tendência foi os provadores em casa, antes as modelos iam até as lojas para tirarem fotos dos looks, com a pandemia, as roupas higienizadas são enviadas para as modelos e elas mesmas fazem as fotos.

Essa é praticamente a rotina de Tainara Lopes, 23, modelo há 5 anos. “Mudei totalmente a minha forma de trabalho, hoje, é quase 100% conteúdo para a internet”, afirma Tainara, que também notou a queda na contratação de modelos por parte dos profissionais da área. Quando é questionada sobre a maior dificuldade que tem enfrentado, a modelo afirma ser a insegurança sobre o dia de amanhã e compreende o momento difícil que os donos de lojas também têm enfrentado.

Foto: Arquivo pessoal de Tainara

Mesmo com dificuldades em uma época tão incerta, há pessoas que decidem se arriscar em algo novo. Uma delas foi a professora de Inglês e modelo Caroline Santos, 28, que decidiu abrir uma agência de modelos ao notar a criatividade das modelos e sentir a carência de representatividade.

A Agência “Savege Models” foi criada em dezembro de 2020, com a intenção de dar visibilidade as pessoas que não recebem a devida atenção pelos profissionais da moda. Caroline, trabalha como modelo há 11 anos e sempre sentiu o preconceito por perto. Sua agência busca acolher essas minorias e dar oportunidade no mercado da moda para eles, e principalmente mudar e ampliar esse mercado, que segundo Caroline, é padronizado.

Foto: Arquivo pessoal de Caroline

 

Por Beatriz Souza

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress