NBB: Após expulsão de técnico adversário, Flamengo decide jogo no último quarto

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Nesta segunda-feira (05/04), o Flamengo enfrentou o Caxias do Sul no Ginásio da ASCEB, em Brasília, pela 18° rodada do segundo turno. O jogo marca o retorno da equipe carioca ao NBB após ter conseguido uma vitória em cima da equipe argentina Instituto, em partida válida pela fase de grupos da Basketball Champions League Americas (BCL Americas). Já do outro lado da quadra, o time do Caxias vinha de duas importantes vitórias, sendo a última sobre o Franca, que ocupa a sétima colocação na tabela. O time gaúcho vem engrenando boas partidas e parece ter encontrado seu ritmo na liga, alcançando a 12° posição da liga em sua primeira temporada no nível mais alto do basquete nacional.

Na ausência de Franco Balbi, o jovem armador Yago foi destaque para o Flamengo (Foto: Arthur Ribeiro)

O Jogo

Com desfalques importantes para ambos os lados, Flamengo sem poder contar com o armador Franco Balbi devido a lesão, e Caxias do Sul sem ter seu principal jogador da temporada, o ala/pivô Túlio Da Silva, em quadra por ele ser emprestado por seu adversário. O primeiro quarto iniciou com clara superioridade para o time carioca, chegando a abrir 9 a 2 nos primeiros minutos, porém, rapidamente o Caxias se recuperou e usou os arremessos de profundidade para não deixar o time do Flamengo tão à vontade. O quarto terminou com o placar de 10 a 15 para o Mengão.

Correndo atrás do resultado no segundo quarto, a equipe de Caxias do Sul teve dificuldade em pontuar no garrafão, com muitos dos seus jogadores sofrendo marcações duplas assim que recebiam a bola embaixo da cesta, consequentemente ficando com seus alas e armadores abertos, desta forma, os gaúchos fizeram bom uso desse espaçamento e usaram novamente as bolas de profundidade para pontuar. O Flamengo manteve seu ritmo, com o ala/pivô Olivinha liderando a equipe e atacando o garrafão do Caxias, resultando em seis pontos anotados em cinco minutos em quadra. O segundo quarto acabou com o placar de 14 a 13 para o Caxias, 24 a 28 no geral, vantagem para o Flamengo.

Com o retorno das equipes do intervalo, Caxias seguiu com a estratégia dos arremessos de profundidade, além de aproveitar as poucas chances que conseguiu dentro do garrafão, resultando em um ataque efetivo que os permitiu virar o jogo para cima do Flamengo. O time carioca, por sua vez, dependeu das performances do quarteto, Yago, Luke Martinez, Hettsheimeir e Marquinhos, que foram os únicos pontuadores da equipe em todo o quarto, anotando sete, seis, seis e cinco pontos, respectivamente cada. O terceiro quarto encerrou com o placar de 29 a 24 para o Caxias do Sul, com o placar geral de 53 a 52 para a equipe gaúcha.

Rumo ao último quarto, a equipe do Caxias não poderia mais contar com o seu técnico, Rodrigo Barbosa, que, após receber duas faltas técnicas do tipo C (gravíssimas), uma no primeiro quarto e outra no final de terceiro quarto, foi ejetado de quadra, sendo encaminhado ao vestiário mais cedo e deixando o comando de sua equipe para o assistente técnico, Eduardo Miguel. Os motivos das faltas técnicas não foram divulgados até o momento de postagem dessa matéria.

Com o início do último quarto, o Caxias aparentava estar abalado após ter seu treinador ejetado, acertando apenas um arremesso nos primeiros cinco minutos de quarto e cinco pontos no quarto total, deixando escapar a liderança que haviam conseguido e qualquer esperança de vitória. Já a equipe do Flamengo soube aproveitar esse baque sofrido por seus adversários e mostrou o por que de serem considerados o melhor time do Brasil, anotando 17 pontos em seis minutos e fazendo uma marcação alta, deixando poucos espaços para o Caxias tentar reagir. O último quarto terminou favorável ao Flamengo, 5 a 25, já o placar geral acabou 58 a 77, vitória do Mengão.

Destaques da partida

O destaque da partida foi o armador Yago Mateus, do Flamengo, que anotou 17 pontos e oito assistências como titular da equipe, devido a ausência do argentino Franco Balbi. Para o Caxias, o destaque foi o ala, Eddy, que arrematou um duplo-duplo, com 13 pontos e 10 rebotes conseguidos ao longo do jogo, em boa atuação individual.

Marquinhos foi um dos responsáveis pelo triunfo rubro-negro no último quarto (Foto: Arthur Ribeiro)

Próximos Jogos

O Flamengo volta às quadras para seu último jogo da temporada regular, na quarta-feira (07/04), contra os anfitriões da rodada, Cerrado Basquete, no Ginásio da ASCEB, em Brasília. O Caxias do Sul também estará de volta ao Ginásio da ASCEB na quarta-feira, enfrentando o Pato Basquete em um confronto direto da parte de baixo da tabela, disputando a 11° colocação na tabela.

Por Bernardo Guerra

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress