A mudança permanente e a adaptabilidade aos novos cenários da comunicação são condições para prestar serviço com qualidade em um mercado competitivo e exigente. Gestoras de agências de comunicação na capital, com experiências nos setores público e privado, revelaram, nesta segunda (24), que é preciso aperfeiçoar estratégias e antecipar as tendências. As publicitárias Lina Aredes, que é CEO da Mosaico, e Cecília Crespo, da Calia Comunicação, veem que, mesmo diante da crise, é preciso que estudantes e profissionais estejam atentos às oportunidades.
A publicitária Lina Aredes, CEO da Mosaico, contextualiza que o mercado de Brasília está em segundo lugar do país em termos de investimento em publicidade.
“O que significa que somos tão grandes quanto São Paulo em termos de entrega e qualidade, com o governo como grande cliente. Isso torna o desafio ainda maior pelo cuidado necessário com a verba pública e com a responsabilidade social”.
A publicitária recorda que começou a carreira, há 20 anos, quando tudo acontecia no “offline”, e que o próprio termo “on-line nem existia”. Ela ressalta a importância de se atualizar e seguir a demanda do mercado para ter uma carreira de sucesso. O grande desafio da comunicação, em sua visão, é que resultados sejam gerados de forma otimizada e também personalizada..
Nichos
A publicitária Cecília Crespo, diretora de mídia da Calia Comunicação, avalia que o mercado mudou muito na última década, principalmente na questão de tipo de público, que antes eram uma grande massa, e agora são “muito nichados”. “O conteúdo faz muita diferença, pois engaja e viraliza a ideia do produto a ser vendido de maneira não impositiva”.
As profissionais estiveram na Semana de Comunicação do CEUB (confira programação) em bate-papo mediado pela professora Joana Bicalho, e com alunos de comunicação da instituição.
Assista abaixo na íntegra
Mais suor…
Lina Aredes afirma que vestir a camisa e estar preparado e comprometido são características raras hoje em dia, mas extremamente necessárias para seguir na área de marketing. “Apesar do que dizem, não tem nenhum glamour”.
Lina entende que a TV ainda é o principal meio de alcançar o grande público, uma vez que está em 98%dos lares do Brasil.
Para Cecília Crespo, os dispositivos móveis modificaram os caminhos das peças e dos seus resultados para as campanhas. Ela destaca que as principais características de um profissional hoje devem ser força de vontade, proatividade, organização, saber o básico de Excel e não ter medo de trabalhar.
Tudo começa com bom briefing
As profissionais ressaltam que os processos de comunicação interna são importantes nas agências para que sejam atingidos o público alvo desejado, o que inclui o caminho do briefing, o planejamento e a execução, que devem ser rápidos e eficientes
Cecília Crespo conta que alguns serviços de streaming são desafiadores para quem trabalha com mídia e outros meios de comunicação, uma vez que a maioria não dá espaço para publicidade em sua plataforma, como a Netflix, por exemplo. Ela acredita que isso não deve se manter por muito tempo, uma vez que vários streamings já abriram espaço para esses comerciais com o objetivo de monetizar na plataforma.
Por Alexya Lemos
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira