Convidados para participar da 38ª Semana da Comunicação do CEUB, que tem como tema “Comunicação e pandemia: quando jornalismo e publicidade estão na linha de frente”, Bruno Galvão e Paulo Bertoni conversaram um pouco com alunos e professores sobre a nova marca do CEUB, em uma palestra mediada pelos professores André Ramos e Bruno Nalón.
Sobre a Bertoni Branding
Paulo iniciou a conversa falando sobre todo o seu trabalho ao decorrer de sua carreira e como era difícil conseguir oportunidades, especialmente em Brasília. Pontuou que, anteriormente, na cidade, o design e desenho industrial contavam com poucas oportunidades além do freelance. “O design é muito mais do que isso, a cada dia ele se expande, ganha mais capilaridades”.
A criação da empresa Bertoni Branding, foi uma parceria com Bruno Galvão, profissional do desenho industrial. Com o desenvolvimento da agência de design, foi ampliado o espaço do ramo na capital federal, através da contratação de uma equipe e oferta de vagas para estagiários. “A publicidade nos consome e nos enche, portanto, a chegada dos trabalhos de design foi uma melhor oportunidade”, concluiu Bertoni.
Paulo diz que, hoje, eles trabalham com um time pequeno, porém muito eficiente. “Encaramos o design com muita paixão e seriedade”, declara. A empresa possui um histórico com projetos de grande porte, trabalhando na identidade visual de marcas famosas na cidade e no Brasil. O reconhecimento maior veio quando ganharam o Brazilian Design Awards (BDA), em 2019.
Confira o vídeo da palestra na íntegra
Nova marca do CEUB
Bruno Galvão introduziu a apresentação do case, ele foi o coordenador do processo criativo. Desde o primeiro momento, a ideia do novo visual do CEUB era de construir uma marca que promovesse a interação com as pessoas. Tudo isso começou com a equipe de marketing e branding da própria instituição, que já tinha iniciado um processo “rico e profundo” de avaliação do cenário atual, com isso teve o desenvolvimento de um processo criativo. Dividido em partes, são elas:
- Diagnóstico e estratégia – Posicionamento da nova marca;
- Olhar para fora – Entender o mercado e trazer benchmarks inspiradores;
- Conectar necessidades com a criação e trazer soluções;
- Construção de elementos estratégicos [O(A) explorador(a)];
- Definição do propósito.
O processo criativo culminou nessa ferramenta estratégica, baseada em: impermanência , coragem, excelência e estima.
“Todo o processo nos levou para a criação de desenhos e expressões”, disse Bruno. Uma marca inquieta, sempre pronta para explorar novos territórios, portanto é uma marca flexível, dinâmica e atual. A inspiração para a paleta cromática foi o pôr-do-sol de Brasília, utilizando as cores: roxo-escuro, roxo, lilás, magenta e amarelo. Essa combinação se destaca, pois é fora do comum e chama a atenção.
O desenho da marca foi feito em um trabalho com um tipógrafo, mostrando-a como inquieta e sempre pronta para explorar novos territórios.
Em seguida, a equipe desenvolveu ícones para os cursos e elementos visuais para compor a linguagem dinâmica. A materialização e implementação disso se deu com a produção de crachás, sinalização, adaptação da fachada e criação de um kit específico para a marca. Além disso, foram elaboradas propagandas, espalhadas pela cidade.
Identidade visual, crachás e kits personalizados
Mudança por dentro e por fora
Os palestrantes ressaltaram que toda a realização desse projeto completo e solidificado, foi fruto de muito empenho e embasamento, com um trabalho competente em equipe. “O planejamento é essencial para a construção de um designer competente”, enfatiza Bertoni. Ele ainda acrescenta que foi um prazer trabalhar com o CEUB, visto que a instituição foi muito positiva na sua vida.
Por Maria Tereza Castro e Filipe Fonseca