Em palestra da Semana da Comunicação, ministrada pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), com o tema de dados e como eles são essenciais para o atual mercado, Nelson Leoni, ex- professor do CEUB e atual diretor de estratégia da Decode, compartilhou algumas experiências e vivências dele com o uso de dados.
Confira o bate-papo na íntegra:
O palestrante cita, como exemplo, a parceria com o Facebook, que se baseava em coletar dados sobre usuários negacionistas em relação à Covid-19 e que compartilhavam informações falsas sobre a doença. Assim, os comunicadores puderam entender como eles consomem as informações, e estipularam um plano de ação para ofertar notícias confiáveis para esses usuários que consumiam muitas fake news.
Outro exemplo é a campanha Caretas, que consiste em estabelecer uma via de contato com jovens e adolescentes para informar sobre os perigos de abusos sexuais online, sexting e compartilhamento de fotos íntimas. No fim, a campanha foi um sucesso, coletando informações dos usuários enquanto exercia sua função de alertar os jovens sobre atitudes de cunho sexual virtual.
Dados são, adaptando as palavras de Leoni, a solução para o achismo no mercado, é uma forma de obter resultados positivos com maior consistência. O objetivo de coletar dados é saber com quem o comunicador está se conectando e de como se aproximar dos consumidores de forma efetiva e otimizada. Essas informações podem ser coletadas de diversas maneiras, via curtidas, tweets, cookies de sites, quanto mais interação, mais pegadas na internet, mais informações a serem coletadas pelo comunicador, quanto mais informação melhor se entende os usuários.
Por Diego Veiga e Pedro Henrique Nery