O jornalista Carlos Monforte, da Globo News, afirmou, no congresso de comunicação Intercom (Centro-Oeste) que o Jornalismo vive uma constante guerra apesar de todo glamour que envolve a profissão e é preciso lutar pela liberdade de imprensa e segurança para atuar na área. “Pra gente falar de Guerra não é preciso a gente sair do país e ir até o Oriente Médio. Como jornalistas vivemos uma Guerra aqui dentro permanentemente, Essa profissão nos leva a isso”.
O jornalista apresentou dados sobre a violência contra jornalistas. Nos dois últimos anos, segundo ele, ocorreram 163 violações contra a liberdade de imprensa,152 jornalistas agredidos e em 3 anos foram 12 jornalistas mortos. O Brasil é o 11º país que mais mata jornalistas no mundo.
O evento conta cerca de 600 inscritos de diversas áreas do Distrito Federal,Goiás,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferecendo há alunos,professores e profissionais da área a oportunidade de questionar, opinar e também conhecer os vários projetos e ideias ampliando seus conhecimentos. A programação extensa conta com diversas palestras,mesas redondas,painéis,oficinas e a Expocom que permite que graduandos e recém graduados apresentem seus projetos concorrendo a uma premiação final por categorias.
Por Ana Gabriela Oliveira – Agência de Notícias UniCEUB