“Velozes e Furiosos 9” repete fórmula com mais explosões

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Filme protagonizado por Vin Diesel entrega o mesmo padrão e aposta na nostalgia

Velozes e Furiosos 9 (F9: The Fast Saga, 2021), dirigido por Justin Lin (Star Trek: Sem Fronteiras, Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, etc), estreia neste final de semana. O filme foca em Dominic Toretto (Vin Diesel), pai e com um estilo de vida menos frenético, mais discreto. Mas tudo volta ao normal quando um imprevisto acontece envolvendo o Sr. Nobody (Kurt Russell). Dom esbarra com o misterioso irmão, Jakob Toretto (John Cena). O passado não pode ser esquecido, como mostra o longa.

Assista a trailer

 

A saga Velozes e Furiosos foi uma das franquias que mais sofreram alterações durante os anos. Em 2001, começou com uma gangue liderada por Dominic Toretto, sendo investigado pelo policial Brian O’Conner (Paul Walker) por roubo de equipamentos eletrônicos e envolvido em corridas ilegais, mas se tornou um filme genérico de espionagem cheio de explosões.

Leis da física

O longa não se leva a sério, é frenético, usa causa e consequência para desdobrar a narrativa, logo, acerta no que propõe, os fãs da franquia não sairão decepcionados. Mas, como filme em si, deixa a desejar. A obra cinematográfica é cheia de furos no roteiro, com conveniências e facilitações na história, contando também com quebras de leis da física, chegando no absurdo, na irracionalidade. Além de dar pouquíssimo tempo de tela e desenvolvimento para os personagens secundários. Roman Pearce, interpretado por Tyrese Gibson, é usado como alívio cômico para deixar o tom ainda mais leve.

Confira o trailer de Velozes e Furiosos 1

O filme, com explicações e motivações bem rasas, introduz o irmão mais novo de Dom Toretto, que ficou desaparecido durante os primeiros 10 anos da franquia, com um dos vilões mais previsíveis da franquia, e, apesar de limitado, John Cena entrega o que é pedido, um cara ranzinza, sem muitas expressões e com traumas do passado. Após trazerem de volta da morte a Letty Ortiz (Michelle Rodriguez) sem grandes explicações, foi a vez de ressuscitarem Han Lue (Sung Kang), com uma explicação incoerente e mirabolante até demais. O personagem, até então, havia falecido em Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio, longa de 2006.

Longa

Velozes e Furiosos 9 é falho e tem decisões irracionais até mesmo para a saga que deixou de se levar a sério. O filme tornou-se refém da estratégia repetitiva, com poucas inovações, buscando o exagero extremo para o final do terceiro ato. Porém, mesmo com 2h25m de duração, é impossível ficar entediado pelo ritmo de frenesi, e, levando em consideração a proposta, é uma obra que diverte o espectador pela leveza. E, apesar da nostalgia exagerada (o famoso fanservice), os amantes da franquia com certeza sairão das salas de cinema satisfeitos, entretanto, popularidade não é equivalente a qualidade.

O filme está disponível em todas as salas de cinema do Brasil, que exigem entrada nas salas com o uso de máscara. As sessões estão reduzidas com distanciamento entre as cadeiras.

Ficha técnica do filme:
Elenco: Vin Diesel, John Cena, Sung Kang, Michelle Rodriguez, Ludacris, Cardi B, Lucas Black, Jordana Brewster, Charlize Theron, Nathalie Emmanuel
Direção: Justin Lin
Roteiro: Justin Li, Chris Morgan, Gary Scott Thompson e Daniel Casey
Classificação: 14 anos

Por Mateus Arantes*

*O repórter assistiu ao filme a convite da Espaço Z

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress