Inspirado no livro “O silêncio da chuva” do escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza, o filme dirigido por Daniel Filho traz um típico filme de ação. O filme se desenvolve a partir da misteriosa morte do executivo Ricardo Carvalho (Guilherme Fontes), que é encontrado morto a tiros em seu carro. Após esse fato, o inspetor Espinosa (Lázaro Ramos) e a policial Daia (Thalita Carauta) passam a investigar o caso. Esta quarta (6) é o último dia para assistir ao filme no Cine Drive In.
O filme se passa no Rio de Janeiro e envolve personagens com alguns estereótipos, como a mulher do homem que foi morto, que é uma madame ‘total’ a personagem Bia Torres Vasconcelos Carvalho vivida pela atriz Cláudia Abreu. O filme conta com um toque de humor proporcionado pela policial Daia.
Para quem gosta dessa combinação de ação com humor, é uma ótima indicação o longa-metragem de Daniel Filho. Envolve personagens ricos, pobres, tímidos e engraçados. É uma boa história de se acompanhar.
Um detalhe que chama a atenção das pessoas mais atentas é a locação do longa. A impressão é que o autor quis mostrar outros locais da cidade do Rio de Janeiro, além dos mais famosos que normalmente recebem destaque em filmes realizados na cidade.
Indicações e honrarias
“O silêncio da chuva” foi indicado ao Festival de Moscou (2020). Além disso, no “Cine Ceará 2020”, o filme teve uma exibição especial na sessão de encerramento. Outro destaque é o prêmio recebido pela atriz Thalita Carauta, que ganhou como melhor atriz no Festival de Moscou (2020).
Por Jorge Agle*
Assistiu ao filme a convite do Cine Drive In