Em partida válida pela 3ª rodada da temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasília Basquete recebeu o Bauru, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, e acabou derrotado por 60 a 49.
O resultado marcou a terceira derrota consecutiva do time brasiliense na competição e a segunda em casa. Os destaques do encontro foram o pivô Rafael Hettsheimeir, que anotou um duplo-duplo, 19 pontos e 10 rebotes, e o conhecido da capital federal, o ala Alex Garcia, com 13 pontos e 6 assistências.

Na mira
O início do jogo ficou marcado pelas bolas de três do Brasília. O time começou com a mira afiada. Foram 4 bolas só no primeiro quarto da partida, com aproveitamento de 57% desses arremessos.
Por outro lado, o Bauru parecia sentir a força da torcida da casa, uma vez que precisou lidar com erros individuais ao longo do período.
Os descuidos da equipe paulista se basearam principalmente em perdas de posse e escolhas de arremesso equivocadas, entretanto, não foram o suficiente para descartar o Dragão do confronto.
Disputa
Em seguida, no segundo quarto, a disputa que já era naturalmente física se tornou ainda mais. Isso foi refletido no placar do período, que contou com apenas 20 pontos combinados entre os times, cinco do Brasília e 15 do Bauru.
Os paulistas prevaleceram devido ao talento de Alex e Hettsheimeir, que combinaram para 13 de todos os pontos do time na etapa e ajudaram o Verdão a ir para os vestiários em vantagem, 31 a 23.
Na volta dos grupos a quadra, a monotonia dos quartos anteriores não mudou no terceiro. Ambos os times sofreram com o baixo aproveitamento dos arremessos de quadra, 21% em 19 arremessos para o Brasília e 30% em 15 para o Bauru.
No garrafão
Os lances livres salvaram o desempenho trágico das equipes no período, que ainda assim superou o segundo em pontos combinados com 30 no total, 16 dos brasilienses e 14 dos paulistas.
Para a etapa final, a torcida do Brasília finalmente entrou em quadra de novo após um segundo e terceiro tempo acuados. Os fãs deram combustível para que o time candango tentasse voltar para a partida, porém, não obtiveram sucesso.
No controle
O começo promissor com cestas do veterano Arthur não continuou no decorrer do quarto e o Bauru suprimiu aos poucos o barulho dos presentes. Em mais um período morno de poucos pontos, 25 totais, o Dragão só teve o trabalho de controlar a vantagem construída e fechar a partida com a vitória.
O próximo jogo do Brasília Basquete será contra o lanterna Luvix/União Corinthians na próxima quarta-feira (10/11) às 20h30 no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS). Também na quarta, o Bauru volta para sua casa, o Ginásio Panela de Pressão, para enfrentar o Fortaleza Basquete Cearense às 19h30.
Por Thiago Quint
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


