O Cerrado Basquete venceu, na noite de sábado (11), o Brasília por 82 a 72, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), o que foi a quinta vitória no campeonato. A equipe está em 10º lugar. Por outro lado, o rival do DF, lanterna do campeonato, teve a décima derrota. A partida foi na Arena BRB Nilson Nelson em confronto válido pela 7ª rodada da competição.
A equipe alviverde da capital federal teve destaque para o jogo coletivo do grupo, afinal, cinco jogadores terminaram o encontro com dez pontos ou mais, os alas Thornton (17) e Paulo Lourenço (10), o ala-armador Von Haydin (14), o ala-pivô Ruan (13) e o armador Dawkins (11). Pelo lado do Brasília, o ala estreante Erik Thomas e o pivô Ronald, ambos com 16 pontos, foram os que se sobressaíram.

O jogo
A partida começou bem para o Brasília, que contou com a ajuda de Ronald e do ala Gustavo Basílio para construir uma vantagem inicial de cinco pontos ao final do primeiro quarto, 18 a 13. Os dois combinaram para 12 dos 18 pontos da equipe no período, Ronald com sete e Basílio com cinco. O pivô aproveitou a vantagem física no garrafão, proporcionada pelos confrontos favoráveis contra Serjão e Gusmão, enquanto o ala utilizou bem os corta-luzes para criar boas oportunidades de arremesso.
Entretanto, no segundo quarto, quem tomou as rédeas do jogo foi o Cerrado. O time alviverde emplacou uma sequência de 17 pontos a três ao longo da primeira metade da etapa, o que colaborou para que o panorama do embate mudasse rapidamente. O ritmo do time, que já se mostrava impressionante, aumentou gradativamente no decorrer do período e foi o ala-pivô Ruan, de 20 anos, o principal responsável por incendiar a equipe e os torcedores presentes. Com duas enterradas e sete pontos, o garoto confirmou a virada e os visitantes saíram para o vestiário na frente, 40 a 30.

Na volta à quadra, as bolas de três e o bom movimento de bola foram essenciais para que o Cerrado pudesse ampliar a sua vantagem. Foram seis bolas do perímetro e nove assistências totais para os alviverdes. O Brasília, por sua vez, fez seu melhor quarto em pontos na partida até então, com 19, mas não foi o suficiente para desacelerar o rival conterrâneo. O pivô João Pedro foi quem se destacou com dez pontos em 71% de aproveitamento dos arremessos.

No último quarto, a preocupação do Cerrado Basquete era consolidar a vitória fora de casa, o que se mostrou mais complicado do que o esperado. O Brasília fez jogo duro e diminuiu a distância que era de 21 pontos para dez durante o período final, mas não conseguiu finalizar a remontada improvável e terminou derrotado em casa.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Cerrado Basquete será na quinta-feira que vem (16), às 20h, contra o Rio Claro no Ginásio Felipe Karan, em Rio Claro (SP). Três dias depois, será a vez do Brasília Basquete enfrentar os paulistas na mesma localidade às 11h.
Por Thiago Quint
Fotos: Bernardo Guerra
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


