Em confronto realizado na noite desta terça-feira (25), válido pela 1ª rodada do 2º turno do Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasília Basquete recebeu o São Paulo na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, e terminou derrotado por 90 a 86.
O tricolor paulista teve como destaques o pivô Bruno Caboclo, 24 pontos e 10 rebotes, e os alas Corderro Bennett, 22 pontos, e Marquinhos, 16. Por outro lado, os brasilienses contaram com os esforços do armador Ricardo Fischer, 17 pontos e sete assistências, e dos alas Zach Graham, 16 pontos, e Arthur, 14.
Saga do lanterna
O time do Morumbi confirmou seu 12º triunfo no NBB, o segundo seguido, se recuperou do vice-campeonato da Copa Super 8 contra o Minas no último sábado (22) e, assim, fez jus à comemoração do seu 92º aniversário. Já o lanterna Brasília perdeu mais uma vez em casa e, agora, conta com sete derrotas em nove jogos na capital federal.
A partida começou com alto volume de ambas as equipes nas bolas de três. Foram sete convertidas ao todo, quatro do Brasília e três do São Paulo. No entanto, os mandantes se sobressaíram no aproveitamento fora do perímetro, com 57%, enquanto os paulistas só acertaram 30% desses arremessos. O fator foi determinante para que os brasilienses saíssem na frente no 1º quarto, 22 a 19.
Além de ajudar a construir um resultado parcial favorável, uma das bolas de três do Brasília foi especial. Por intermédio dela, o armador Ricardo Fischer chegou a marca de três mil pontos no NBB.

No 2º quarto, o equilíbrio entre os times dentro de quadra prevaleceu, cenário evidenciado pelo empate em 18 a 18 no placar da etapa. Pelo lado do Brasília, os estrangeiros Erik Thomas e Zach Graham combinaram para dez pontos, seis do ala-pivô e quatro do ala. Por sua vez, o São Paulo contou com a ajuda de Bruno Caboclo e Corderro Bennett, que também combinaram para dez pontos no período, seis de Caboclo e quatro de Bennett. O jogo foi para o intervalo com pequena vantagem de três pontos para os candangos, 40 a 37.
Cobranças
Na volta dos vestiários, o jogo passou a ser mais físico do que o habitual, o que culminou em um festival de erros das duas partes. Apenas dez pontos totais foram anotados nos cinco primeiros minutos do 3º quarto. Um dos mais incomodados diante das dificuldades em quadra era o veterano Marquinhos, que gesticulava para cobrar empenho de seus companheiros. Entretanto, a liderança não foi o suficiente para os paulistas superarem os mandantes, que continuaram na frente por três pontos.
O último quarto ficou marcado pela incrível remontada do São Paulo, que chegou a ficar 13 pontos atrás. Os principais responsáveis pela reação foram Bennett e Caboclo novamente, uma vez que anotaram 19 dos 26 pontos da equipe no período. O americano também foi quem levou o jogo para a prorrogação após bandeja no estouro do cronômetro.
Por fim, no tempo extra, os candangos tentaram lutar, mas o momento favorável aos paulistas e o desânimo após a virada confirmaram a vitória do tricolor. 13 a 9 foi o resultado final dos cinco minutos adicionais.
SP fica na capital
Para o próximo confronto, o Brasília Basquete viajará até a capital paulista para enfrentar o Pinheiros às 20h da segunda-feira que vem (31), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. O São Paulo continuará em terras candangas para encarar o Cerrado Basquete às 20h30 desta quinta-feira (27), no Ginásio da ASCEB.
Por Thiago Quint
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


