Cercada de reviravoltas e novidades, a segunda temporada da série Euphoria está disponível na plataforma de streaming HBO Max. A série estreou em 2019, produzida e dirigida por Sam Levinson e tem sido um grande sucesso entre o público jovem.
A trama gira em torno da história de Rue (Zendaya), uma adolescente viciada em drogas e de seus colegas de escola, que também lidam com seus conflitos e traumas. A série é conhecida por abordar diversos assuntos que podem ser tratados como “gatilhos”, tais como relacionamentos abusivos, identidade de gênero, homofobia, violência, entre outros.
Diferença entre as temporadas
Na primeira temporada, o foco principal se dá no desenvolvimento da protagonista e de seu relacionamento com Jules (Hunter Schafer), uma menina trans que acaba de se mudar para a cidade e se torna o interesse amoroso de Rue e desperta curiosidade em alguns personagens, principalmente Nate (Jacob Elordi).
Na primeira parte da produção, a cada novo episódio, éramos introduzidos à infância de um personagem que faz parte do ciclo social da protagonista. Entretanto, as histórias pareciam sempre estar conectadas aos acontecimentos da vida de Rue e de seu relacionamento com Jules.
Já na segunda temporada, o foco da trama está voltado a relação da protagonista com seu vício e das questões individuais dos personagens, como o relacionamento abusivo de Cassie (Sydney Sweeney) e o ex-namorado de sua melhor amiga, Nate e o desenvolvimento da personagem Lexi (Maude Apatow).
Além do crescimento dos personagens, podemos observar nessa nova fase um olhar mais sombrio nas cenas. Isso se faz presente desde a paleta de cores, abandonado os tons vibrantes que eram utilizados, por efeitos mais terrosos, até cenas mais sombrias com cenas mais fortes.
Uma das críticas que surgiram na primeira temporada foi a possibilidade de “glamorização” das drogas. Na segunda temporada, a série investiu no sofrimento físico e psicológico da protagonista em decorrência do seu vício.
Furos no roteiro
Euphoria ficou conhecida por abordar assuntos delicados. Nesta temporada, não foi diferente. Entretanto, a impressão que tivemos é que diversos acontecimentos foram iniciados mas não tiveram desfecho, como se tivessem sido esquecidos no roteiro.
No início da temporada, por exemplo, Rue vaifechar negócios com Laurie (Martha Kelly), uma perigosa traficante, que a oferece uma mala repleta de drogas para venda. No decorrer da temporada, a mãe de Rue acaba descobrindo a mala e descartando o conteúdo, causando um prejuízo. No mesmo episódio Rue acaba voltando a casa de Laurie e a história acaba não tendo um desfecho concreto.
Nesta temporada novos personagens foram introduzidos na história, como Elliot (Dominic Fike), que vira amigo da Rue e Jules, e Faye (Chloe Cherry), que acaba indo morar na casa de um dos personagens principais, Fez (Angus Cloud).
Apesar da chegada de novos personagens, a produção acaba deixando alguns nomes que na primeira temporada eram muito relevantes, de lado, como por exemplo o melhor amigo de Nate, Mckay (Algee Smith), e Kat (Barbie Ferreira) que quase não apareceram na nova temporada.
Apesar disso, essa nova fase também traz elementos surpreendentes e positivos, como a relação entre Fez e Lexi. Enquanto alguns pontos da história parecem não ter sido concluídos, tanto o relacionamento entre estes personagens quanto o crescimento da própria personalidade de Lexi, vem sendo estabelecidos desde o início da temporada até os episódios finais.
O final
No final da primeira temporada, Jules vai embora e Rue, se sentindo emocionalmente desestabilizada, tem uma recaída nas drogas. Isso reflete o quanto elas influenciaram uma a outra no início da história. Podemos perceber como Rue depositava o peso de sua sobriedade em Jules, que por sua vez sentia medo de tanta responsabilidade.
Após todo o desenvolvimento de seu relacionamento com Jules e Elliot na segunda parte da trama, vemos por fim Rue em busca da sobriedade por si só. Onde podemos observar um final esperançoso para a protagonista.
Confira o trailer da segunda temporada:
Ficha técnica
Elenco: Zendaya, Hunter Schafer, Sydney Sweeney, Angus Cloud, Maude Apatow, Alexa Demie, Jacob Elordi, Barbie Ferreira.
Autores: Sam Levinson, Hunter Schafer, Ron Leshem, Dafna Levin
Diretores: Sam Levinson; Augustine Frizzell; Jennifer Morrison; Pippa Bianco.
Origem: Estados Unidos.
Emissora: HBO MAX.
Classificação etária: 18 anos.
Por Maria Paula Meira e Lorena Rodrigues
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira