O jornalista Pedro Borges, vencedor do Prêmio Jabuti (2020), na categoria Artes, apresenta, nesta quinta (10), às 19h, uma palestra gratuita sobre a luta negra na periferia, pelo projeto “Papo de Quebrada” no Teatro Newton Rossi, no Sesc Ceilândia. “A gente vive em um apogeu na luta negra, uma constante batalha”, afirma o jornalista, que é um dos fundadores do site Alma Preta e integrante do Profissão Repórter, da TV Globo.
“A minha veia revolucionária veio dos meus pais, eles foram militantes contra na ditadura militar”. Isso fez com que o jornalista quisesse lutar. Para ele, o movimento negro conta com a força da cultura no combate a desigualdades e também às formas de racismo.
Confira outras discussões sobre periferia
Diante da militância de querer batalhar em prol das minorias, ele recebeu uma proposta de escrever um artigo no livro “AI-5 50 Anos – Ainda Não Terminou de Acabar”. Lá, não imaginaria o resultado. “Ganhar o prêmio Jabuti foi inesperado, fiquei muito feliz (…) apesar de não estar confiante”
O que ele mais almeja com o trabalho é construir e fortalecer a mídia negra, quer que seja sólida e forte. Hoje, ele é Co-fundador da Alma Preta e espera que cada vez cresça mais. “Eu espero ser cada vez mais repórter”, diz.
Serviço
Papo de Quebrada
10 de março, às 19h
No Teatro Newton Rossi, no Sesc Ceilândia (QNN 27)
Gratuito
Informações: 61985348361
Inscreva-se aqui
Por Monique Del Rosso
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira