De catadora de lixo à professora universitária; conheça Luciana Nogueira

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Luciana Nogueira da Silva, de 43 anos, moradora da Ceilândia, trabalhou desde muito nova para ajudar nas despesas de casa. O primeiro serviço foi como empregada doméstica aos 13 anos de idade. Ela trabalhava das 7h até 13h.  Nos horários vagos e nas folgas, ela estudava. O sonho era ser advogada para ajudar crianças pobres como ela. Quando mais velha, Luciana conseguiu se inscrever para fazer o Ensino Médio integrado ao Magistério na Fundação Bradesco, onde já saiu apta a lecionar.

Leia mais histórias incríveis de gente da capital 

 Em 1998 Luciana conseguiu um emprego na escola particular, mas ao final do contrato, ela ficou desempregada. Desesperada por trabalho, uma vez que sua família já dependia de seus ganhos, ela procurou emprego em diversos lugares, e achou emprego como catadora de lixo.

Em 1999 ela casou, e teve seu filho mais velho no ano de 2000. No ano seguinte do nascimento de seu filho, ela foi demitida do emprego como gari, mas conseguiu trabalhar em escolas particulares como professora. No ano de 2002, Lucia na saiu do emprego para cuidar de seu filho, que tinha problemas de saúde. . Para se sustentar, começou a trabalhar em casa fazendo crochê e enfeites de geladeira. Bordava panos de pratos e vendia para seus amigos ou vizinhos. Em julho de 2003, ela passou no concurso municipal de Campos Belos (GO).

No início de 2004, ano de nascimento de seu segundo filho, Luciana ingressou na Universidade Estadual do Goiás, cursando Pedagogia e se graduou em 2007. Em 2010, ela passou novamente na Universidade Estadual do Goiás, dessa vez cursando Letras e se gradua em 2013. Nos anos de 2006 a 2012, a então professora municipal fez 3 especializações, e teve seu terceiro filho em 2008.

Em 2014, teve a terceira filha. No ano seguinte, Luciana foi selecionada para fazer mestrado na Universidade de Brasília, terminando sua pós-graduação em 2017. Mesmo concursada no município Luciana Nogueira se inscreveu para diversos concursos até assumir como professora concursada na Universidade Estadual de Goiás, em agosto de 2016.

Atualmente, Luciana é doutoranda na Universidade de Brasília e afirma que nunca deixará de estudar. Ela sempre conciliou os estudos com a maternidade, que são as duas paixões da sua vida.

Por Luana Nogueira
Imagem: Arquivo pessoal
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress