O longa-metragem Ataque dos Cães, dirigido por Jane Campion e estrelado por Benedict Cumberbatch, promete ser o destaque do Oscar em 2022. A trama lidera o quadro de indicações, com 12, dentre elas melhor filme e melhor ator principal. A diretora neozelandesa, com seu novo filme, passa a ser também a primeira mulher a ter duas indicações na categoria de melhor direção na história da premiação.
Confira o trailer oficial do maior indicado ao Oscar 2022:
Baseado no romance de faroeste de 1967 — que leva o mesmo nome do longa — escrito por Thomas Savage, o filme conta a história de Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) e seu irmão George Burbank (Jesse Plemons), ricos donos de uma propriedade na zona rural dos Estados Unidos de 1925. Assuntos como a masculinidade e desejos reprimidos são tópicos principais da trama.
Benedict Cumberbatch interpreta Phil Burbank (Imagem: Reprodução/Netflix)
Enredo
Dividida em cinco “capítulos”, o filme se inicia pelo jantar dos cowboys na propriedade de Rose Gordon (Kirsten Dunst) e seu filho adolescente Peter (Kodi Smit-McPhee), que desde o início apresenta uma relação rochosa com Phil, que o julga por ser “afeminado”. A partir desse encontro, George se aproxima de Rose, o que levará ao casamento dos dois.
Agora morando todos juntos, Peter e Rose se veem com o desafio de conviver com Phil, que é irredutível em sua opinião em relação a eles. Aos “trancos e barrancos”, o menino consegue se aproximar do cowboy.
George Burbank e Rose Gordon são o principal casal da trama (Imagem: Reprodução/Netflix)
Tabus
No desenrolar da trama, vemos assuntos considerados tabus, como a sexualidade masculina, sendo discutidos de forma implícita, principalmente na descrição da relação de Phil com seu já falecido mentor, Bronco Henry. A diretora aborda tais temas de forma clara e, ao mesmo tempo, sútil.
É nítido também o desenvolvimento das personagens durante a trama. Especialmente o de Peter, que se coloca em uma missão para melhorar a sua vida e, principalmente, a da mãe e fará o que o telespectador julgaria inimaginável vindo dele para que isso se torne realidade.
Peter é o responsável pela reviravolta no filme (Imagem: Reprodução/Netflix)
Ritmo
Numa primeira impressão, Ataque dos Cães é um filme lento e sem grandes acontecimentos, mas com tensão permanente. Porém, para os atentos, é possível achar indícios de onde a história acabará por meio de pequenos gestos que passam batidos para muitos, como falas breves, imagens que a princípio não significam nada e assim por diante. E é nesse ponto que está o brilhantismo de Jane Campion em sua nova obra: o final vem como um choque, pois tudo indicava para um desfecho completamente diferente e faz o observador refletir sobre tudo aquilo que viu, buscando por sinais e avisos.
O longa não deixa nada a desejar. Possui boas performances de seus atores, roteiro bem conduzido e trilha sonora que deixa a trama com ainda mais personalidade. Ataque dos Cães, que já está faturando prêmios como Melhor Filme e Melhor Direção no BAFTA — o “Oscar Britânico” —, mostra o porquê de ser o líder de indicações no Oscar 2022 e promete ainda dar muito o que falar.
Ficha técnica:
Direção: Jane Campion
Duração: 128 min
Elenco: Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee
Classificação Indicativa: 14 anos
Ano de lançamento: 2021
Título original: The Power of the Dog
Origem: Estados Unidos / Nova Zelândia
Distribuidora: Netflix
Por Júlia Costa
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira