O Studio Under7, academia especializada em danças urbanas, promove seu primeiro evento de 2022: o Under7 Connect. A ocasião contará com palestras, aulas e o espetáculo “7PRA5”, estrelado pelo grupo de dança Under7 Team. O estúdio, localizado em Águas Claras, tem um vasto histórico de eventos contribuintes para a cena da dança urbana em Brasília. O mais novo deles acontecerá neste sábado (2), no Teatro da Caesb, também em Águas Claras. Os ingressos custam R$ 60.
Imagem: Divulgação
A carreira na dança
A dança como profissão é pouco valorizada e estimulada no Brasil e no mundo. Assim, muitos artistas dessa área desistem ou não ousam entrar na cena. Desse modo, a idealizadora do evento, Valéria Assunção, relata o quanto conhecimentos além da dança agregaram em sua carreira. As palestras serão ministradas por profissionais das áreas de educação física, moda, marketing, finanças e organização pessoal, em formato de TEDx. “Percebi que não existia nada do tipo no meio da dança urbana. Só há eventos de apresentação e técnica”, afirma Assunção, também fundadora do estúdio realizador. Além da parte expositiva, aulas práticas de dança urbana e de teatro marcam o cronograma.
Espetáculo
O Under7 Connect trará atrações durante o dia todo, e um dos fatores mais esperados é o espetáculo “7PRA5”, que vai encerrar o evento. O elenco conta com somente cinco integrantes: Ana Luísa Guimarães, Alessandra Araújo, Gabriel Mendes, Natália Asevedo e Rodrigo Roxo. Os dançarinos formam a recém-formada companhia de dança Under7 Team. Dirigida e coreografada pelo dançarino e coreógrafo Lucas Emanuel, a apresentação promete figurinos, maquiagens e sequências cuidadosamente planejadas.
Imagem: Luiza Guido
Segunda uma das dançarinas do grupo, e professora de dança, Alessandra Araújo, o espetáculo vai transitar entre as estéticas da dança urbana e da dança contemporânea, ao subverter a primeira em um universo diferente.
A apresentação conta com um elenco menor que as anteriores realizadas pelo Studio Under7. Portanto, a individualidade de cada dançarino será bem explorada, apesar de não causar o impacto de uma megacrew (grupo grande de dançarinos). Valéria afirma que, além disso, seu intuito foi juntar poucos bailarinos de alta qualidade, para, assim, facilitar a mobilidade.
Em antecipação ao espetáculo do dia 2 de abril, foi produzido um trailer com o elenco do Under7 Team. A criatividade da produção, incluindo figurinos, maquiagens, cenários e filmagem, dão um gosto do que pode-se esperar do espetáculo “7PRA5”.
Imagem: Luiza Guido
Conexões com a cena urbana
Elementos da cultura urbana não vão faltar no evento; ao final do dia, terá uma cypher: roda de dança livre para testar e observar movimentos dos dançarinos. Sem as regras de uma batalha de dança, as cyphers funcionam como encontros sociais. Forma-se, geralmente, um círculo, e os bailarinos entram um de cada vez com o intuito de explorar a musicalidade dos movimentos e o improviso. No Under7 Connect, o setlist da cypher será comandado pelo DJ Thiago Nau.
Valéria afirma fazer questão de investir na cultura urbana e na arte de rua. Assim, os elementos do hip hop (grafite, rap, DJs e breakdance) são notáveis no ambiente e nos eventos do estúdio. Seu mais novo evento, o Under7 Connect, une artistas do cenário da dança brasiliense, com o foco em expandir conhecimentos para além da dança em prática.
Para assistir ao trailer da apresentação, acesse: Trailer Espetáculo 7PRA5
Por Luiza Guido
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira