‘Donda’, de Kanye West, domina as indicações para o Grammy

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O rapper Kanye West, que adotou o nome artístico Ye, teve seu álbum Donda, lançado nas plataformas digitais no dia 29 de agosto de 2021 e distribuído pela Def Jam Recordings, indicado a cinco Grammys: melhor música de rap (“Jail”), melhor performance de rap melódico (“Hurricane”), melhor álbum de rap (“Donda”) e álbum do ano (“Donda”). A 5ª indicação é como produtor do álbum de estreia de Lil Nas X, “Montero”. 

Capa do álbum Donda, de Kanye West (Foto: Spotify/Divulgação)

Em duas décadas de carreira, Kanye West já recebeu 22 Grammys, e construiu um legado intocável como um dos maiores gênios musicais dos últimos anos. “Donda”, seu décimo trabalho de estúdio, marca um dos capítulos mais marcantes de sua trajetória.

O disco conta com 27 faixas, totalizando 1h48min de duração. Logo começa com a repetição por quase um minuto do nome do álbum. Há rumores de que seria a que a cadência da repetição simula os últimos batimentos cardíacos de sua mãe.

O Grammy Awards 2022 será realizado no dia 3 de abril, no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas (EUA).

Homenagem à Donda West

O disco foi uma homenagem profunda à sua mãe, Donda West, que faleceu em 2007, vítima de complicações após uma cirurgia plástica, aos 58 anos.

Por vezes, não só Ye, mas também os convidados das canções, homenageiam Donda West antes de começarem seus próprios versos, tornando-a presente em cada drama relatado pelo rapper, ainda que fuja do contexto principal na maioria dos casos.

Kanye e Donda West durante cerimônia do Grammy em 2006 (Foto: Kevin Winter)

Participações notórias

O também rapper Jay-Z, faz uma participação em “Jail”, e é um dos nomes mais experientes que compõem o álbum. The Weeknd canta um refrão angelical em “Hurricane”, junto a Lil Baby, enquanto Travis Scott protagoniza um dueto com Ye e Baby Keem em “Praise God”

Em “Jesus Lord”, Jay Electronica, faz uma participação, e talvez seja uma das rimas mais importantes e reflexivas do disco. Off the Grid” se apresenta como um hip-hop moderno, com a participação de Playboi Carti e Fivio Foreign, e é uma das faixas mais valorizadas do álbum.

A era clean veio?

Em 2019, o rapper lançou ‘Jesus Is King’, um álbum completamente clean, diferente de seus outros. A ideia do álbum era ter a essência do Sunday Service Choir – um grupo gospel americano liderado pelo rapper. 

‘Donda’ acaba por seguir essa temática religiosa. A diferença é que o ouvinte não se sente na igreja num culto de domingo, mas em uma conversa despretensiosa sobre religião e questões pessoais. 

Apesar de seus trabalhos recentes não serem tão lembrados pelo público como seus clássicos, o cantor, supostamente, se reencontrou na religião (e no cristianismo), como uma maneira de não só se redimir de seus erros, mas também de se reconectar com sua mãe em uma crença que ambos compartilham. 

Kanye West na primeira audição de Donda, em Atlanta (Foto: Kevin Mazur)

Impressões

Pode-se dizer que o álbum trouxe à tona antigas e novas polêmicas, como a inconsequência de conceder um palco para Marilyn Manson, e seu recente apoio a governos e políticos de extrema-direita. 

Ainda que um ótimo álbum, sua mensagem entra em contradição com os comportamentos questionáveis do autor. West diz que mudou tanto, mas continua insistindo nos erros de sempre.

Quando ‘Donda’ chega ao fim, a sensação é de uma viagem que foi longa, e você não vê a hora de voltar para casa. Entretanto, é um lugar no qual voltaria, e, talvez, gostaria de estar.

Por Evellyn Paola

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress