O Brasília Basquete perdeu para o Paulistano por 78 a 60 no último jogo em casa da equipe, na Arena BRB/Nilson Nelson, na capital federal.
Em partida válida pelo Novo Basquete Brasil (NBB), o time candango, lanterna da competição, perdeu o 23º confronto na temporada e já está matematicamente eliminado dos playoffs.
O Brasília sofreu sua 23ª derrota na temporada (Foto: Arthur Ribeiro)
Com a vitória tranquila, o Paulistano deixa a capital com duas vitórias em dois jogos, após também levar a melhor contra o Cerrado no último sábado (2).
Garantida na pós-temporada, a equipe de São Paulo teve como destaque o ala Danilo Fuzaro, que veio do banco e contribuiu com 14 pontos, além do americano Nate Barnes, que anotou 13 pontos.
Pelo lado do Brasília, Erik Thomas foi o cestinha da partida e da equipe, com 22 pontos.
O jogo
A partida começou disputada, com ambos os times trocando cestas. Os donos da casa conseguiram a frente por alguns minutos, até a entrada de Fuzaro pelos paulistas, que mudou o cenário da partida.
Pela equipe do Brasília, Zach Graham e Ricardo Fischer mantiveram a equipe no jogo, mas o aproveitamento baixo do perímetro prejudicou os candangos, que perderam a parcial por 19 a 23.
Fuzaro foi um responsável direto pela vitória do Paulistano (Foto: Arthur Ribeiro)
Lances de três
O quarto seguinte começou melhor para o Brasília, que começou a acertar as bolas de três e abriu quatro pontos de vantagem, o que obrigou os visitantes a pedirem tempo.
Ainda assim, o aproveitamento de quadra seguiu abaixo das expectativas, o que resultou no placar de 37 a 33 para o Paulistano na ida para o intervalo.
O período também foi marcado pela revolta da torcida organizada, que reclamava muito das marcações da arbitragem.
Terceiro quarto
A partir do terceiro quarto, os visitantes abriram a vantagem que mantiveram até o final do confronto. Com dificuldade para pontuar, o Brasília anotou somente 13 pontos no período, enquanto o Paulistano fez 22.
Os números refletiram a eficiência das duas equipes, que marcava 30 pontos para os paulistas e somente 11 para o time local. Assim, o placar marcava 59 a 46 para a equipe de São Paulo ao fim do terceiro.
Erik Thomas foi o cestinha da partida, mas não foi o suficiente para a vitória dos donos da casa (Foto: Arthur Ribeiro)
Larga vantagem
No último quarto, o Paulistano chegou a abrir 20 pontos de vantagem e administrou o resultado até o estouro do cronômetro.
Os dois lados melhoraram nos chutes para três pontos, mas nada que mudasse o panorama da partida.
Desta forma, o Brasília continuou com os mesmos equívocos que apresentou ao longo da temporada, como a queda no terceiro período e a dificuldade nos momentos decisivos.
Mais uma derrota na conta dos candangos, 78 a 60 para o Paulistano.
Próximos jogos
O Brasília se despediu de sua torcida em casa, mas ainda faz mais um jogo no DF, desta vez no ginásio da Asceb para o clássico candango contra o Cerrado, na próxima sexta-feira (8), às 20h30.
Por sua vez, após os compromissos na capital federal, o Paulistano continua na estrada para enfrentar o União Corinthians, dia 12, no Rio Grande do Sul.
Por André Luiz de Araújo Santos
Fotos: Arthur Ribeiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira