Festa da Goiaba em Brazlândia celebra colheita da fruta

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Fomentar os produtores da fruta é o principal objetivo da Festa da Goiaba em Brazlândia, que ocorre todos os anos desde 2015 entre março e abril, no ápice da colheita da fruta. Além da comercialização, a festa conta com barracas para exposição de gastronomia em geral, shows, cursos, oficinas e fazendinha. 

A partir do crescimento dos produtores de morango, uma família de japoneses viu a necessidade de cultivar vigorosamente a goiaba, que antes era pouco valorizada na região. Com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater – DF), criou-se uma alternativa de continuar no mercado agrícola havendo contato direto dos consumidores com os produtores. 

A expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem o evento em Brazlândia, e conta com agricultores, artesãos, floristas e especialistas da culinária japonesa, que é um forte atrativo do evento. 

Nesta, que é a 7º edição, há uma nova interação: Colha e Pague. Os participantes podem pegar as goiabas diretamente do pé e acompanhar os cuidados por um custo de cinquenta reais. “ Vocês vão ser levados para uma propriedade rural, que  mostra as nossas dificuldades, mas também a beleza” disse Fábio, um dos agricultores. 

Promovida pela Associação Cresce DF juntamente com a Arcag e o GDF, a Festa da Goiaba ocorre esse ano entre os dias 1 e 10 de abril. De segunda a sexta de 18h à 0h e, aos sábados e domingos, de 10h à 0h.


Leia mais sobre agricultura 

Por Milena Dias e Nathalia Maciel
Foto: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress