Fomentar os produtores da fruta é o principal objetivo da Festa da Goiaba em Brazlândia, que ocorre todos os anos desde 2015 entre março e abril, no ápice da colheita da fruta. Além da comercialização, a festa conta com barracas para exposição de gastronomia em geral, shows, cursos, oficinas e fazendinha.
A partir do crescimento dos produtores de morango, uma família de japoneses viu a necessidade de cultivar vigorosamente a goiaba, que antes era pouco valorizada na região. Com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater – DF), criou-se uma alternativa de continuar no mercado agrícola havendo contato direto dos consumidores com os produtores.
A expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem o evento em Brazlândia, e conta com agricultores, artesãos, floristas e especialistas da culinária japonesa, que é um forte atrativo do evento.
Nesta, que é a 7º edição, há uma nova interação: Colha e Pague. Os participantes podem pegar as goiabas diretamente do pé e acompanhar os cuidados por um custo de cinquenta reais. “ Vocês vão ser levados para uma propriedade rural, que mostra as nossas dificuldades, mas também a beleza” disse Fábio, um dos agricultores.
Promovida pela Associação Cresce DF juntamente com a Arcag e o GDF, a Festa da Goiaba ocorre esse ano entre os dias 1 e 10 de abril. De segunda a sexta de 18h à 0h e, aos sábados e domingos, de 10h à 0h.
Leia mais sobre agricultura
Por Milena Dias e Nathalia Maciel
Foto: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira