Futebol americano: Tubarões do Cerrado aprova participantes de peneira

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O time “Tubarões do Cerrado”, de futebol americano, fez um recrutamento para novos participantes entrarem na equipe e irem rumo ao nacional. Os resultados saíram na quarta (13) e todos os candidatos aprovação para os que apareceram. Com nomes de Bruno Batista, Diego Santos, Eduardo Garcia, João Viktor, João Vitor, Luiz Eduardo Andrade, Raphael Lima e Vinícius Gomes, os Tubarões ganham mais 8 atletas.

Com isso, o time já recrutou mais de 140 pessoas, com integrantes acima de 12 anos de idade. Os aprovados deverão aparecer nos treinos após o jogo amistoso,do dia 17 no Cruzeiro. Os treinamentos ocorrem toda terça e quinta.

 Breve história

A equipe foi inaugurada no ano de 2004, sendo filiada a CBFA e disputando o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, no Brasil. Assim, de cinco amigos surgiu um time, a sua primeira partida ocorreu em 2006. Já a avaliação de hoje foi feita através da análise de vários quesitos, mais precisamente em 8 testes. O processo seguiu a linha de: Aquecimento, avaliação física e  circuito de atividades.

Visto isso, o esporte e, com o tempo, a busca tem aumentado sobre esse esporte. De acordo com Flávio Gouvea (responsável pelos eventos) e Rafael Isaac  (jogador da formação), as barreiras estão muito além da cultura do Brasil, mas a ótica errada impregnada na sociedade.

“Eu acredito que boa parte da população, não sabe que tem o futebol americano no Brasil. Outro motivo para a invisibilidade do esporte é o fato de acharem que o futebol americano é muito violento  e tem medo de praticar, quando, na verdade, não é isso.

Critério de desempate
Critério de desempate

Os babysharks

“Meu nome é Vinícius Gomes, tenho vinte e quatro anos. Estou muito otimista e feliz por estar aqui hoje“. Vinícius foi um dos aprovados e a expectativa por uma possibilidade de entrada no conjunto de atletas era grande. “Espero muito ter passado, acho que eu fiz um bom treino apesar de ter terminado cansado, estou bem feliz só por ter completado o treino então está valendo.”

Dentro desse contexto, comentou sobre as partes mais difíceis para ele e um pouco de sua história no esporte.“ Eu achei mais díficil, os fo final, mais pelo cansaço”.  Ele disse que tem pouco tempo no futebol americano, sempre viu mais na TV, ou quando passava alguma reportagem sobre.

Outro participante, Bruno Batista, tem vinte e três anos. “Passei a semana um pouquinho nervoso, né? Pensando como seria. Até conversei com alguns amigos que já são do time, e pensei que seria a hora”. Dessa forma, juntou a sua vontade de aprender com o desejo de entrar para os Tubarões, gosto muito desse esporte”

Ademais, também achou o treino pesado, porém bastante divertido e alega ter superado as suas expectativas.  “A coordenação ali, foi a parte mais complicada,de ficar trocando os pés, agilidade e parece fácil ali na hora, mas não é”.

O participante mais novo, Rafael Lima, disse que apesar de ter crescido jogando basquete, sempre acompanhou o futebol americano pela televisão. “ Sempre treinei com meus primos menores, como recebedor e hoje estou tendo a oportunidade de fazer a seletiva”. As partes mais difíceis em seu ponto de vista foi a parte mecânica de corrida.

Mais um envolvido foi o Diego Santos, ele disse que sempre acompanhou o futebol americano e tem um amigo que jogou nos Tubarões do Cerrado. “Essa era uma oportunidade de estar pra entrar pro time.” Diego também falou sobre como a pandemia de dois anos deixou muita gente sem jogar. “Quero ver se eu entro pro time pra dar aquela reforçada legal aí pra galera.”

 

Foto: Maria Clara Britto
Foto: Maria Clara Britto

Contratempos

Em 2019 houve uma parceria com o Real Brasília. Dessa maneira, Thiago Lopes, Coach, disserta sobre as dificuldades por essa falta de apoio. “Faz muita falta as parcerias por conta do campo, aí a gente tem que se virar e treinar onde tem opção. Hoje, fizemos o recrutamento no parque da cidade, mas não é a melhor escolha”.

Sendo assim, outro contratempo foi por causa das manifestações na esplanada. “Mudamos o local de última hora e muita gente desistiu”, eram 20 inscritos e apenas 8 compareceram por esse ocorrido.

Ressurgimento

Com a pandemia, os jogos e até o s treinos pararam para o seguimento dos acordos sanitários e protocolos de segurança. A volta da rotina animou todos os representantes do time e deu fé para novas parcerias no futuro, uma conquistada foi com a Casa Thomas Jefferson, o que mostra um retorno positivo para a temporada.

Foto: Monique Del Rosso
Foto: Monique Del Rosso

Ficha técnica

Thiago Lopes- Coach

Flávio Gouvea- responsável pelos eventos 

Rafael Isaac Corrêa – jogador 

Lucas Munis – presidente 

Bruno furose – nova geração dos tubarões 

 

Por  Monique Del Rosso e Maria Clara Britto

Fotos: Monique Del Rosso e Maria Clara Britto

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress